PiriBier 2024 terá mais de 300 rótulos de cervejas em Pirenópolis (GO)

Um dos principais festivais de cultura e cerveja artesanal de Goiás vai acontecer durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em Pirenópolis

Luana Limongi
Por Luana Limongi
Piribier
Foto: reprodução/internet

Durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Pirenópolis ganhará vida com a agitação de um dos principais festivais de cultura cervejeira artesanal de Goiás, o PiriBier.

O festival chega à sua 15ª edição, prometendo ser o epicentro das festividades, com arena de eventos estruturada em um novo local e um recorde de número de shows nunca antes visto no festival. A participação da roqueira baiana Pitty, com a estreia nacional de sua nova turnê, é apenas uma das surpresas preparadas para este evento histórico.

Nesta edição, o evento encontra sua nova casa na Arena PiriBier, localizada no Green Park Eventos, a apenas 6 minutos de carro da Igreja da Matriz. O novo espaço oferece amplas instalações para a infraestrutura do festival, incluindo estacionamento privativo. Além disso, será disponibilizado um serviço de transporte entre a Arena PiriBier e o Centro Histórico de Pirenópolis para maior comodidade dos participantes.

Com mais de 300 rótulos nacionais, internacionais e regionais, a cerveja artesanal é a estrela do evento, destacando as cervejarias goianas que continuam surpreendendo com sua variedade e qualidade. A curadoria cuidadosa garante uma seleção de cervejas premiadas em territórios nacionais e internacionais, além de opções sem glúten e sem álcool, ampliando as escolhas para todos os gostos.

O PiriBier, a partir desta edição, não apenas celebrará a cultura cervejeira artesanal, mas também fortalecerá o turismo goiano, tornando-se parte oficial do calendário de eventos culturais do Estado, por iniciativa do deputado estadual Virmondes Cruvinel e apoio do governador Ronaldo Caiado. “Para nós é um grande reconhecimento sobre a força que o festival ganhou ao impulsionar a cadeia produtiva cervejeira regional e incrementar o turismo goiano, ao colocar Goiás na rota dos apreciadores da cerveja artesanal”, ressalta Ricardo Trick, idealizador do evento. 

Além disso, o PiriBier também está comprometido em capacitar e valorizar os profissionais que atuam no setor turístico de Pirenópolis com o projeto Capacita PiriBier. Nele colaboradores de bares, restaurantes e pousadas, durante os dois dias que antecedem o evento (28 e 29 de maio), ganharão formação gratuita sobre técnicas de atendimento, hospitalidade e informações técnicas sobre cervejas artesanais. Comandado pela especialista em atendimento Carolina Oda, que irá compartilhar sua experiência internacional de hospitalidade, o Capacita PiriBier é patrocinado pelo Senac Goiás.

 

Line-up dos shows

O PiriBier não é apenas sobre cervejas artesanais, o evento é também palco de shows memoráveis, alguns deles inéditos em solo goiano. A 15º edição traz número recorde de apresentações, com 10 bandas convidadas para movimentar a arena PiriBier.

No dia da abertura, quinta-feira (30/05), a banda Clube Retrô abre os trabalhos levando para o palco o rock de velha guarda. Em seguida, Maíra Lemos, uma das vozes mais potentes do Centro-Oeste, comanda com um repertório especial de clássicos do rock. Pela primeira vez em Pirenópolis, os veteranos do Biquini Cavadão vão embalar o público com seus grandes sucessos. Seguidos por Johnny Brown e seu rock irreverente.

Na sexta-feira (31/05), a banda Breakdown inicia as apresentações com covers que vão de Pink Floyd a Rolling Stones. Em seguida, a estreante no cenário goiano, banda Cali, liderada por Egypcio (ex-Tihuana), traz o melhor do rock nacional atual. Por fim, Raimundos encerra a noite com um show antológico para celebrar os 30 anos da banda.

No sábado (01/06), um tributo ao Coldplay comandado pela banda Super Nova inicia as apresentações, seguido pela tão aguardada apresentação de Pitty, que estreará sua turnê nacional no PiriBier. A banda Versário promete encerrar o festival com chave de ouro, mantendo o público animado até o último minuto.

“O PiriBier tem um papel fundamental no mercado, que é o de trazer a cerveja artesanal para um novo patamar de experiências. Por isso a música é tão importante. Através dos shows, conseguimos cativar novos públicos para o universo das cervejas artesanais, que vai muito além da bebida, envolve alta gastronomia e cultura como um todo”, ressalta um dos organizadores do festival, Raul de Oliveira.

 

Harmoniza PiriBier

O PiriBier oferece muito mais do que apenas as atrações noturnas na Arena. Durante o dia, atividades paralelas, como degustações harmonizadas, lideradas por chefs e sommeliers de renome, ganham destaque nos tradicionais restaurantes da cidade. Neste ano, o Harmoniza PiriBier conta com três almoços especiais, onde será explorada a arte de harmonizar cerveja com diversas bebidas, pratos e sobremesas inusitadas, conforme explica o coordenador técnico do evento e sommelier, Thony Augusto.

Na quinta-feira (30/05), os embaixadores do PiriBier, os sommeliers de cerveja José Raimundo Padilha e Ronaldo Rossi, juntamente com o chef Danilo Campos, conduzirão um almoço em quatro etapas, harmonizando cervejas a diferentes preparos de carne de porco. O Zazá Café, um dos quintais mais charmosos de Pirenópolis, será palco do evento gastronômico.

Na sexta-feira (31/05), no Restaurante Chico Sá, a sommelière Bárbara Soares demonstrará que cerveja e vinho podem ser apreciados juntos em um almoço de três etapas, com um cardápio autoral preparado pelos chefs Antônio Roberto e Jéssica Rodrigues.

No último dia, no renomado Romaria Bistrô, o sommelier José Raimundo Padilha se unirá ao especialista em cachaças Ensei Neto para liderar um almoço de quatro etapas que combina o lúpulo à cachaça, enquanto os participantes desfrutam de pratos especialmente elaborados pela chef Cinthia Esteves.

15ª edição do PiriBier

Data: de 30 de maio a 1º de junho – Feriado de Corpus Christi

Local: Green Park Eventos – Pirenópolis/GO (ao lado do aeroporto)

Horário: abertura da Arena – 19 horas

Ingressos PiriBier e Harmoniza PiriBier: BaladApp

 

O ingresso dá direito à entrada no evento. Alimentos e bebidas consumidas são cobradas à parte.

Receba no seu WhatsApp as melhores dicas da cidade e as notícias mais interessantes em primeira mão!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.