Programa Minha Primeira Viagem possibilita turismo acessível para pessoas de baixa renda em Goiás

O Programa Minha Primeira Viagem terá inscrições até o dia 31 de julho

Cris Soares
Por Cris Soares
minha primeira viagem goias
Foto: divulgação

O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) está com inscrições abertas para o projeto Minha Primeira Viagem, que oferece viagens gratuitas para destinos como Recife (PE), Contagem, Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Mariana (MG) e Caldas Novas (GO). A iniciativa visa promover a acessibilidade no turismo, permitindo que pessoas de baixa renda conheçam destinos turísticos populares.

O projeto, realizado por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc, é destinado a trabalhadores do comércio e seus dependentes, além de estudantes e egressos da rede pública de educação básica. O objetivo é proporcionar a primeira experiência turística para este público.

O processo seletivo é dividido em duas etapas: a primeira, online, requer cadastro no Meu Sesc (https://abrir.link/UwcIO) e o envio de documentos pessoais conforme descrito no edital. Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para a inscrição presencial. As informações detalhadas sobre os destinos e os períodos de candidatura estão disponíveis no site do Sesc Goiás.

As inscrições para os primeiros destinos foram prorrogadas até o dia 31 de julho de 2024. As viagens para Contagem, Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Mariana ocorrerão entre 10 e 16 de setembro. A excursão para Recife está prevista para 25 a 30 de setembro, e o passeio para Caldas Novas acontecerá em 8 de setembro. Outros destinos incluem Pantanal (MT), Fortaleza (CE), Caldas Novas (GO), Curitiba e Caiobá (PR).

Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, destaca a importância do projeto para a inclusão social e democratização do acesso ao turismo. “Muitas pessoas relatam que, sem o Sesc, não seria possível conhecer cidades turísticas ou viajar de avião. Estamos promovendo a realização de sonhos e a melhoria da qualidade de vida”, afirma.

Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc Goiás, ressalta que o projeto é pioneiro no Brasil ao oferecer um pacote de viagem completamente gratuito para famílias de baixa renda. “Nossa intenção é proporcionar a chance de realizar o sonho da primeira viagem, com uma excursão completa e totalmente paga”, diz.

Os requisitos para inscrição incluem:

  • Renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais;
  • Nunca ter sido contemplado pelo projeto Minha Primeira Viagem;
  • Possuir credencial Sesc atualizada (para trabalhadores do comércio ou dependentes);
  • Estudantes da rede pública devem apresentar declaração escolar; ex-alunos têm até três anos da data de conclusão para se candidatar.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no edital no site sescgo.com.br.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.