Festival Italiano de Nova Veneza tem um novo prato para encantar paladares, em junho

Agora, esse prato se junta ao cardápio do maior evento gastronômico do Estado de Goiás, o Festival Italiano de Nova Veneza prometendo conquistar ainda mais admiradores da culinária italiana.

Cris Soares
Por Cris Soares
nova veneza festival
Foto: divulgação

O Festival Italiano de Nova Veneza apresenta seu mais recente prato estrela: o Rondelli Cremoso. Este delicioso prato é resultado de um concurso realizado entre os moradores locais, visando adicionar uma nova iguaria ao já renomado cardápio do evento gastronômico mais prestigiado de Goiás. Então agende-se para degustar esta iguaria no 18º Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece de 6 a 9 de junho, na pequena cidade de Nova Veneza, situada a menos de 30 quilômetros de Goiânia.

Criado por Heloise Gomes Duarte, o Rondelli Cremoso consiste em uma massa fresca recheada com frango cremoso, harmonizado com um molho branco e generosas porções de queijo catupiry, tudo gratinado ao forno e finalizado com um toque de manjericão fresco. Uma combinação que certamente fará qualquer um salivar.

Nova Veneza festival

Vânia Alves, cozinheira chefe da Cantina da Nonna e Heloíse Gomes, vencedora do concurso. Foto: divulgação

Heloise, a vencedora do concurso, revela que sua inspiração para a receita veio da ausência deste prato italiano no cardápio do festival. Mesmo sendo uma das últimas a se inscrever, seu talento na cozinha e o apoio de amigos a incentivaram a participar.

O concurso, organizado em parceria com a Marajoara Laticínios, patrocinadora oficial do evento, teve como objetivo promover a inovação gastronômica e envolver os moradores da cidade. A população de Nova Veneza, onde cerca de 60% têm ascendência italiana, tem um forte vínculo com a cultura gastronômica do país europeu, tornando o concurso ainda mais significativo.

Uma variedade de jurados, incluindo chefs, influenciadores gastronômicos, jornalistas e representantes da cultura italiana, teve a difícil tarefa de selecionar o vencedor entre os 14 participantes. Graça Antinarelli, diretora cultural da Associação Italiana de Goiás, expressou sua admiração pela qualidade e autenticidade das receitas apresentadas.

O jornalista Adriano Regis, conhecido por seu trabalho na TV Anhanguera, elogiou a criatividade, seleção de ingredientes, combinação de sabores e apresentação dos pratos concorrentes.

Heloise não apenas terá sua receita no cardápio oficial do festival, mas também receberá uma placa de homenagem e um prêmio em dinheiro da Marajoara Laticínios. Além disso, os segundo e terceiro colocados também serão reconhecidos pelo seu talento culinário.

Com uma população que se multiplica durante o festival, a celebração não só proporciona uma oportunidade para os turistas desfrutarem da gastronomia e cultura local, mas também é fundamental para a economia da cidade, gerando emprego e renda para os moradores.

Juliana Castelo Branco, chef de cozinha e jurada do concurso, encorajou todas as participantes a continuarem investindo na gastronomia, destacando o concurso como o primeiro passo para uma promissora carreira no ramo culinário.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.