Novidade na vila mais rústica da Chapada dos Veadeiros está dividindo opiniões

Após obras, a vila famosa por sua simplicidade, está gerando controvérsias

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Vila Sao Jorge

No coração da charmosa Chapada dos Veadeiros, a pequena e mágica Vila de São Jorge, onde o tempo parece ter parado (positivamente), se mostra uma verdadeira porta de entrada para um mundo natural incrível. Mas uma novidade na vila mais rústica da Chapada dos Veadeiros, está dividindo opiniões!

Em meio a controvérsias, a vila passou por mudanças ‘radicais’,  com calçamento e instalação de galerias pluviais.

Antes, a cidade tinha todas suas estradas de barro e cascalho. A mudança aconteceu em meio a controvérsias, pois os moradores locais acreditam que a “magia” está presente na simplicidade.

“Essa obra vai melhorar a vida das pessoas, cuidando também da natureza e preservando nossos recursos naturais”, disse Ronaldo Caiado, governador de Goiás, sobre o asfaltamento.

Essa melhoria foi pensada para trazer comodidade sem prejudicar a natureza tão importante da região. Entretanto, a mudança na estrada tem dividido opiniões entre os moradores locais e os visitantes frequentes da vila.

Apesar disso, São Jorge continua mantendo sua simplicidade e seu jeito especial, que têm atraído viajantes por muito tempo.

Entre ruas de terra que contam histórias, a vila mantém a calma e a conexão com a natureza como prioridades. Pequenas pousadas, lojas de artesanato e restaurantes locais, dão o tom acolhedor ao lugar.

 

Saiba mais sobre a Vila Rústica de São Jorge, em Goiás


Mas o verdadeiro encanto de São Jorge está além das aparências. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está a poucos passos da vila, oferecendo trilhas e cachoeiras para quem quer se aventurar na natureza.

Trilhas como a dos Cânions e a da Cachoeira da Carioca, a dos Saltos e a das Sete Quedas, além da recém-inaugurada Trilha do Carrossel, são convites para explorar a natureza. Além do parque, há muitos lugares próximos à vila para visitar, como a Cachoeira do Segredo, o Mirante da Janela com a Cachoeira do Abismo, as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Raizama, além de piscinas naturais e o Vale da Lua.

Embora a Vila de São Jorge seja pequena e possa ser conhecida em algumas horas, os arredores pedem mais tempo para serem explorados. Para conhecer as atrações principais e aproveitar o clima único, é bom reservar pelo menos quatro dias na região. Mesmo quem se hospeda em Alto Paraíso deve considerar uma visita a São Jorge para apreciar toda a beleza natural.

São Jorge é mais do que apenas um ponto de partida para explorar a Chapada dos Veadeiros. É um convite para descobrir a natureza, se conectar com a paz do ambiente e um refúgio para quem busca simplicidade em um mundo agitado, agora mais acessível, por uma estrada asfaltada, mas gerando discussões sobre seu impacto, mantendo a essência que sempre atraiu os amantes da natureza.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.