O.K.: entenda a origem da palavra mais falada e mais digitada no planeta

Nós vamos te contar tudo sobre essa palavrinha, o.k.?

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
2fa050d86deeec035fbb3a4a85cd9399

A palavra O.K. é a mais falada e digitada no mundo. Sua origem, porém, vem de um “erro”, ou melhor, uma brincadeira.

O primeiro O.K. foi escrito. Em 1839, a expressão aparece como sigla em um jornal de Boston, já com o atual significado.

Fora isso, tudo o que se sabe a respeito da expressão, usada para indicar que algo está “all correct” (“tudo certo”, em inglês), não passa de hipótese. E são muitas. Uma das explicações é que o ok seria uma tentativa de os americanos imitarem, no século XVIII, a pronúncia francesa do nome de um excelente rum da época, o Aux Cayes.

Produzida na então colônia do Haiti, a bebida era tão saborosa que os consumidores deram seu nome a tudo que consideravam bom e perfeito. Outra versão diz que o ok surgiu como abreviatura da expressão inglesa oll korrect, forma vulgar de escrever all correct, indicando, no universo náutico, que nada de errado havia com uma embarcação.

Uma terceira hipótese relaciona a popularização da expressão às iniciais da cidade Old Kinderhook. Lá nasceu Martin von Buren, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos.

E ficou mesmo tudo ok com Martin von Buren, que venceu as eleições e foi presidente entre 1837 e 1841.

 

Veja também:

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.