Paralimpíada de Paris 2024: quando começa, onde assistir e mais detalhes!

Evento reunirá 4.400 atletas de 185 países em 22 modalidades

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
53032098385 cf66936354 k
Foto: Alessandra Cabral/CPB

Após o encerramento dos Jogos Olímpicos, Paris continuará no centro das atenções esportivas ao sediar a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro de 2024. A competição contará com a participação de 4.400 atletas com deficiências, representando 185 Comitês Paralímpicos Nacionais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal SporTV e pela plataforma de streaming Globoplay.

Com 22 modalidades esportivas, as competições em Paris ocorrerão em 18 locais de prova, os mesmos utilizados durante a Olimpíada. Entre os esportes em destaque, o Atletismo será disputado no Stade de France e em La Courneuve, enquanto o Futebol de Cegos acontecerá no Estádio da Torre Eiffel. Outros locais notáveis incluem o Estádio Roland Garros, que receberá o Tênis em Cadeira de Rodas, e a Arena Paris Norte que sediará o Vôlei Sentado.

Esta será a primeira vez que a França sediará os Jogos Paralímpicos de Verão, embora o país já tenha sido anfitrião dos Jogos Paralímpicos de Inverno em 1992. Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos compartilharão o mesmo logotipo e as mesmas medalhas. A Chama Paralímpica será acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra, com o revezamento percorrendo mais de 50 cidades francesas até a cerimônia de abertura.

O evento espera receber um público significativo, com cerca de 2,8 milhões de ingressos à venda. Destes, metade estará disponível por até 25 euros. Além disso, o Pass Découverte permitirá aos torcedores acompanhar várias competições no mesmo dia por 24 euros.

A mascote oficial, Phyrge Paralímpica, compartilha semelhanças com a mascote olímpica, ambas representando as boinas da Revolução Francesa. A versão paralímpica é diferenciada por uma prótese em uma das pernas.

O Brasil será representado por 279 atletas, a maior delegação do país em torneios internacionais. A equipe buscará superar o desempenho das edições anteriores, como os Jogos de Tóquio 2020, onde conquistou 72 medalhas e terminou em 7º lugar no quadro geral.

História

A Paralimpíada teve origem em 1948, quando o neurologista Sir Ludwig Guttmann organizou os Jogos de Stoke Mandeville, na Inglaterra, uma competição esportiva para veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na coluna. Em 1960, ocorreu a primeira edição oficial dos Jogos Paralímpicos em Roma, reunindo 400 atletas de 23 países. Desde então, o evento se realiza a cada quatro anos, logo após os Jogos Olímpicos, promovendo a inclusão e a celebração do esporte para pessoas com deficiências físicas e intelectuais.

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 prometem ser um marco na história do esporte, celebrando a superação e a inclusão em um dos maiores palcos esportivos do mundo.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.