Pianista e astro internacional da música brasileira, Sérgio Mendes morre aos 83 anos

Dono da canção de sucesso ''Mas Que Nada'', o lendário músico brasileiro Sérgio Mendes morreu em Los Angeles (EUA); artista ajudou a difundir a bossa nova, o MPB e samba para o mundo

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 09 06 at 12.08.56
Foto: Divulgação/Katsunari Kawai

O pianista brasileiro Sérgio Mendes morreu aos 83 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (5). A informação foi noticiada pelo portal TMZ, mas foi confirmada pela família do músico nesta sexta-feira (6). “Sua esposa e parceira musical há 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, esteve ao seu lado, assim como seus amorosos filhos”, diz um trecho da nota enviada por familiares à imprensa. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascido em Niterói, no dia 11 de fevereiro de 1941, Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco Dance Moderno em 1961 e foi um dos artistas brasileiros de maior sucesso internacional. Ele gravou mais de 35 álbuns – entre eles “The swinger from Rio” (1964), “Ye-me-lê.

Sergio Mendes & Brazil’ 66” (1970) e “Arara” (1989)- e ganhou discos de ouro e platina em alguns deles. Entre os destaques de sua carreira de sucesso estão o som pop latino de seu icônico grupo Brasil ’66. Suas colaborações com lendas do jazz como Cannonball Adderley e Herbie Mann e o sucesso de “Never Gonna Let You Go”.

Com mais de 60 anos de carreira, ele ajudou a difundir pelo mundo a bossa nova, MPB e samba. O brasileiro ganhou um prêmio Grammy, dois Grammys Latinos e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música “Real in Rio”, apresentada no filme de animação “Rio”.

Ganhou ainda mais notoriedade mundial ao lançar sua versão para ”Mas Que Nada”, de Jorge Ben (Jor), em uma mistura de bossa, jazz e ritmos latinos. Décadas mais tarde, em 2015, gravaria uma nova versão acompanhado por Wiil.i.am, do Black Eyed Peas.

O brasileiro se apresentou pela última vez em novembro de 2023, em casas lotadas em Paris, Londres e Barcelona. Nos últimos meses, sua saúde ficou debilitada pelos efeitos da Covid de longa duração.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.