Por que Maio é considerado o Mês das Noivas?

Maio tem a fama de mês casamenteiro, e não é à toa. Apesar de os casamentos serem realizados com maior frequência em outros meses, o quinto mês do ano permanece com o título; veja as razões

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
buque de noiva Vestido de Noiva casamento blog Ivanabeaumond 4

Maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, mas poucos sabem o porquê dessa associação.

Uma das explicações mais conhecidas para a popularidade de maio é a chegada da primavera no Hemisfério Norte. Este mês marca o início da estação das flores, simbolizando renovação e crescimento, o que torna maio um cenário ideal para casamentos. A influência europeia trouxe essa tradição para o Brasil, fazendo com que maio também seja um mês popular para casamentos aqui.

Tradição Católica

Um fator importante que também contribuiu para que maio ganhasse o apelido de Mês das Noivas vem do catolicismo. A religião católica consagra Maria – mãe de Jesus – em maio. Além da consagração, para a Igreja, o matrimônio tem ligação com pureza, compromisso e fé – características atribuídas à Nossa Senhora, que levam à formação de uma nova família.

O Dia das Mães também é comemorado em maio, no segundo domingo do mês. Isso reforça ainda mais a conexão com Maria, mãe de Jesus, e a influência religiosa nos casamentos, ainda que não exista mais uma obrigação tradicional de se conectar casamentos com a maternidade.

Vale contar que, aqui no Brasil, a coisa foge um pouco à regra: por questões econômicas, os casamentos brasileiros costumam ocorrer em maior quantidade durante os meses de dezembro e janeiro – ou seja, bem na época das férias coletivas das empresas, e com a chegada do 13º salário, o que, como esperado, tem influência direta nas prioridades dos casais.

Já nos Estados Unidos o mês campeão de cerimônias é fevereiro, principalmente por conta do Dia dos Namorados americano (ou Valentine’s Day, celebrado no dia 14 do mesmo mês).

Mesmo assim, maio fica em terceiro lugar de preferência por aqui, e continua mantendo a fama de temporada casamenteira no mundo todo.

Casamentos no Brasil

O número de casamentos no Brasil aumentou 4% em 2022 na comparação com 2021, mas segue baixo do nível pré-pandemia. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgados em Março deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, o Brasil registrou 970.041 casamentos, aumento de 37.539 uniões em relação ao ano de 2021 . O número continua abaixo do pré-pandemia — em 2019 foram registrados 1.024.676 casamentos –, e inferior à média anual de 2015 a 2019, de 1.076.280.

O sudeste é a região do Brasil onde foram verificamos mais casamentos em número absolutos, 454.053. Porém, o Sul, com alta de 9,5%, e o Norte, com aumento de 6,2%, foram as regiões com os maiores aumentos em relação a 2021.

 

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.