Quase 100 mil imóveis em Goiânia estão livres do IPTU este ano; veja se o seu está na lista

Conforme a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), outros quase 94 mil imóveis devem ter redução do tributo

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
prefeitura propoe reducao de iptu para 45 dos imoveis de goiania
Goiânia (FOTO: MPGO.MP.BR)

A Prefeitura de Goiânia divulgou, nesta quinta-feira (18/1), as novas regras para o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste ano. Vinícius Henrique Alves, titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), apresentou em coletiva de imprensa os detalhes da cobrança do tributo em 2024, destacando o aumento no número de famílias beneficiadas pelo IPTU Social.

Em comparação com o ano anterior, o valor venal máximo do imóvel para usufruir do benefício foi elevado de R$ 140 mil para R$ 157 mil. Essa alteração resultou na isenção do pagamento para cerca de 85 mil famílias, aproximadamente 14 mil a mais do que em 2023.

Vinícius Alves enfatizou que o IPTU Social é um compromisso do prefeito Rogério Cruz em busca de justiça tributária e apoio às famílias carentes da cidade.

O trabalho da Sefin para ampliar o número de beneficiados foi destacado pelo secretário, ressaltando que desde julho do ano passado a equipe vem buscando formas de contemplar mais pessoas sem prejudicar a arrecadação municipal.

Reposição Inflacionária e Número de Imóveis Inscritos

Neste ano, o único acréscimo no valor do imposto é a reposição inflacionária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com uma alíquota de 4,68%. Em 2023, a Prefeitura tinha 674 mil imóveis inscritos, e em 2024 esse número subiu para 793 mil, incluindo pelo menos 94 mil imóveis que terão redução no IPTU devido à correção das alíquotas.

Além disso, alguns casos específicos terão aumento no valor do IPTU em 2024, como imóveis com acréscimo de área de terreno e de área edificada, alteração de uso residencial para não residencial, alteração de imóvel edificado para não edificado, e imóveis novos, remanejados e remembrados.

Central do IPTU, pagamento Antecipado e calendário de parcelas

Assim como no ano passado, a Central do IPTU estará disponível para os contribuintes, localizada no antigo prédio da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), na Rua 19, Centro, com início das atividades em 5 de fevereiro. A equipe da Sefin estará presente para esclarecer dúvidas e abrir processos de contestação do IPTU, se necessário.

Os contribuintes podem acessar o site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br) para pesquisar ou emitir o boleto para pagamento antecipado, com desconto de 10%, ou aguardar o recebimento do boleto em casa ainda este mês. O pagamento pode ser feito pelo cartão de débito ou crédito, com parcelamento em até 12 vezes, PIX, ou pelo aplicativo Prefeitura24horas.

Confira calendário de pagamento:

1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro

2ª parcela: vencimento em 20 de março

3ª parcela: vencimento em 22 de abril

4ª parcela: vencimento em 20 de maio

5ª parcela: vencimento em 20 de junho

6ª parcela: vencimento em 22 de julho

7ª parcela: vencimento em 20 de agosto

8ª parcela: vencimento em 20 de setembro

9ª parcela: vencimento em 21 de outubro

10º parcela: vencimento 20 de novembro

11º parcela: vencimento 20 de dezembro

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.