Saiba como viajar de graça pelo Brasil
São 16 destinos para escolher e curtir a viagem

(Foto: Divulgação – Praia do Futuro – Fortaleza)
Você sabia que voar pela Força Aérea Brasileira (FAB) não é exclusividade de militares e políticos? Não? Pois saiba que é direito de todo brasileiro pegar uma caroninha em aviões da FAB. A Revista Superinteressante descobriu os passos para você fazer àquela economia na hora de viajar.
1. Escolha o destino
Civis não podem embarcar em aeronaves que transportam materiais bélicos ou carga confidencial. Por isso são enquadrados em voos de tropas, correios ou missões (salvamentos, patrulhamento, treinamentos). São 16 destinos, somente nacionais.
(Imagem: Estúdio Pingado)
2. Espere
Preencha a ficha de interesse no Correio Aéreo Nacional (CAN). Em cada região do Brasil há ao menos três postos dentro de bases aéreas. Apresente cópia do RG, comprovante de endereço e aguarde até dez dias pela resposta.
3. Fique alerta
Os voos não são agendados. Se aparecer algum com vaga, a FAB entra em contato, no dia ou na véspera, informando a hora do embarque. Só não vá muito informal: não é permitido trajar bermuda e chinelos nas bases.
(Imagem: Estúdio Pingado)
4. Vá tranquilo
Algumas bases ficam em aeroportos civis e, por isso, têm mais infraestrutura. É o caso de bases em São Paulo (Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília (Aeroporto JK). Nessas, dá para deixar o carro enquanto viaja.
5. Seja econômico
Faça uma mala com no máximo 15 kg, e não carregue mais que 5 kg de bagagem de mão. Se a relação de passageiros for alterada antes da decolagem e sobrarem poucas vagas, embarca quem carrega menos peso.
6. Escolha seu avião
A FAB opera 30 modelos, de pequenos turboélices a cargueiros gigantes, passando pelo avião reserva da Presidência da República.