Sustentabilidade no campo: como Goiás tem transformado o agronegócio com a educação ambiental

Estado, conhecido por sua forte presença no agronegócio, tem incentivado ações de educação ambiental. Uma delas é o programa Agrinho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
agrinhoooo

Goiás tem papel cada vez mais decisivo para ajudar o Brasil a se consolidar como potência no agronegócio sustentável. O País quer aproveitar a presidência do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) para evidenciar as práticas sustentáveis da agropecuária nacional.

Conhecido por sua forte participação no agronegócio, o Estado de Goiás tem feito sua parte com essa tendência de crescimento. Além das suas vastas extensões de terras férteis e clima propício para a produção agrícola, o Estado tem desempenhado papel fundamental em ações de agricultura sustentável.

Um dos focos no Estado tem como base a educação ambiental. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), por exemplo, conta com diversas iniciativas neste sentido, como o programa Agrinho, responsável pela execução de ações de formação para crianças, jovens e adultos dos diversos níveis de ensino.

 

A iniciativa também atua na capacitação de professores e gestores educacionais em temas socioambientais, culturais, políticos e econômicos, com a finalidade de transformar hábitos e atitudes entre cidadãos, bem como contribuir com o desenvolvimento social.

Promovido há 16 anos, por meio de parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Agrinho já superou a marca de nove mil escolas de todo o Estado. Todos os projetos, de alguma forma, tratam de temas cruciais para o desenvolvimento da agropecuária, com medidas voltadas à reciclagem, à redução no uso de recursos naturais e à preservação de agentes polinizadores.

O projeto Agrinho também já resultou na participação de mais de dois milhões de estudantes goianos, bem como 82 mil professores e gestores escolares. Na última edição, por exemplo, houve recorde de participação, com 12 mil trabalhos inscritos. Todos com foco na conscientização e no aprendizado para transformar a sociedade.

Para a edição de 2024, o tema escolhido para a criação dos trabalhos é “Plantando sonhos, colhendo esperança e alimentando o futuro”. O objetivo é promover o desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula, por meio da difusão de temáticas sociais, de sustentabilidade e de qualidade de vida.

O tema deste ano traz como inspiração as questões sociais, o cuidado com o ser humano através do acolhimento e do empreendedorismo, como meio de transformar a condição socioeconômica das pessoas. Além disso, o assunto também é estratégico para as questões de preservação ambiental, ponto importante visto em outras edições, mas que terá ainda mais visibilidade com o Senar Goiás mais presente nas instituições, repassando conhecimentos técnicos de acordo com o planejamento que a instituição for trabalhar.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.