Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar mais energia

Descubra qual é a temperatura ideal do ar-condicionado para não levar um baita susto na conta de luz.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar mais energia
Foto: Reprodução/freepik

Se você também fica na dúvida sobre qual a temperatura ideal para usar o ar-condicionado e não levar um susto na hora de pagar a conta de luz, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas enfrentam esse dilema, especialmente em dias de calor.

advertising

Afinal, queremos ficar confortáveis, mas sem precisar gastar uma fortuna no fim do mês, não é mesmo? O Guia Curta Mais vai revelar como você pode usar o seu ar-condicionado para se refrescar e ainda economizar energia. Bora lá?

Por que a temperatura do ar-condicionado importa tanto?

Quando o calor aperta, a primeira coisa que pensamos é em ligar o ar-condicionado na temperatura mais baixa possível, certo? Mas será que essa é a melhor escolha? Não exatamente. Quanto menor a temperatura que você escolhe, mais o aparelho precisa trabalhar para resfriar o ambiente.

advertising

E é aí que está o problema: esse esforço consome mais energia. Então, para quem deseja economizar, o segredo é encontrar o equilíbrio entre o conforto e o consumo de energia.

Especialistas do Inmetro recomendam que a temperatura ideal para usar o ar-condicionado e economizar é entre 23°C e 25°C. Parece pouco, mas isso faz uma grande diferença. Nesse intervalo, o ambiente já fica agradável o suficiente para aliviar o calor, mas o aparelho não precisa trabalhar tanto quanto faria se estivesse em 18°C, por exemplo.

Além disso, manter o aparelho nessa faixa de temperatura ajuda a evitar choques térmicos ao sair de um ambiente muito frio para um local quente.

Mitos e verdades sobre a economia de energia

Vamos esclarecer alguns mitos que circulam por aí. Um deles é que, se você deixar o ar-condicionado ligado o dia todo, vai gastar menos do que desligar e ligar novamente. Na verdade, isso depende de alguns fatores.

advertising

Se você sai de casa por poucas horas, deixar o ar-condicionado ligado em uma temperatura média pode até ser vantajoso. Porém, se for passar muito tempo fora, é melhor desligá-lo e ligar novamente ao voltar.

Outro mito comum é que deixar o ar-condicionado em uma temperatura extremamente baixa vai resfriar o ambiente mais rápido. Na prática, não é bem assim. O aparelho funciona em potência máxima até atingir a temperatura desejada, independentemente se você escolheu 18°C ou 25°C.

temperatura ideal

Foto: Reprodução/ infoclima.com.br

A diferença é que, ao escolher uma temperatura mais baixa, o ar-condicionado precisa continuar funcionando mais tempo para manter o ambiente frio, gastando mais energia.

Uma dica importante para economizar é usar o modo automático ou o modo econômico (Eco Mode) do ar-condicionado, que ajusta a temperatura automaticamente para consumir menos energia.

Outra opção é usar a função timer, programando o aparelho para desligar quando você estiver dormindo ou fora de casa. Assim, você evita desperdícios e ainda mantém o ambiente agradável.

Dicas práticas para economizar com o ar-condicionado

Agora que você já sabe qual a temperatura ideal e conheceu alguns mitos, vamos a algumas dicas práticas que podem ajudar ainda mais na economia de energia. A primeira delas é simples: manutenção regular.

Limpar o filtro do ar-condicionado a cada mês é uma maneira eficaz de garantir que o aparelho funcione bem e sem gastar energia desnecessária. Filtros sujos dificultam a passagem do ar e fazem o aparelho trabalhar mais, o que aumenta o consumo.

Outra dica é observar o tamanho do ambiente. Para salas grandes ou espaços com muita gente, o ar-condicionado precisa ser mais potente. Um aparelho inadequado para o tamanho do local vai precisar trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia. Por isso, na hora de comprar, escolha o modelo certo para o ambiente onde ele será instalado.

Por fim, pense na localização do aparelho. Instalar o ar-condicionado em lugares onde bate muito sol direto faz com que ele precise trabalhar mais para resfriar o ambiente. Sempre que possível, coloque o aparelho em um lugar mais protegido, longe da incidência direta do sol.

Agora que você já sabe como economizar, que tal experimentar essas dicas na prática? Com pequenas mudanças, você vai perceber que dá para se refrescar sem sustos na conta de luz.

Leia mais:

Os 5 aparelhos que mais consomem energia na COZINHA (o 3º vai te deixar chocado)

Os 6 aparelhos que gastam mais energia em casa (o 3º vai te surpreender)

Esse é o verdadeiro VILÃO da sua conta de luz (não é chuveiro e nem geladeira)

O Curta Mais está no WhatsApp!

Entre no canal e acompanhe notícias e dicas

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Newsletter

Receba as melhores dicas e notícias da cidade na palma da mão!

    Qual a nota desse conteúdo?

    De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura:

    PublicidadePublicidade
    PublicidadePublicidade