Vilarejo na Espanha é colocado à venda por 260 mil euros

Ao invés de comprar uma mansão, que tal comprar logo um vilarejo inteiro?

Déborah Marques
Por Déborah Marques
ccfadf5e52c19b7e6ddf53cd41da8677

Na região noroeste da Espanha, fica o  vilarejo Salto de Castro. O local, está à venda por 260 mil euros (cerca de R$ 1,4 milhão). Localizado na Província de Zamora, fronteira com Portugal, a vila fica há três horas de carro até Madri. As informações são da BBC Brasil.

O vilarejo é composto por 44 casas, um hotel, uma igreja, uma escola, uma piscina municipal e um quartel que abrigava a guarda civil. Completinho, né?! Porém, não tem moradores no local, que está abandonado há mais de trinta anos.

O atual proprietário comprou o vilarejo no início dos anos 2000, com a intenção de transformá-lo em ponto turístico. No entanto, a crise econômica da zona do euro impediu que o plano seguisse. O dono do vilarejo, que está na casa dos 80 anos, justificou a venda no site Idealista, onde o anúncio foi colocado, dizendo: “Estou vendendo porque sou urbano e não posso bancar a manutenção da vila”.

O local atraiu grande interesse nos últimos dias, e já acumula 50 mil visitas no site, desde que foi colocado à venda.

 

Salto de Castro

Salto de Castro foi construído na década de 1950 pela empresa de geração de energia elétrica Iberduero. Sua finalidade, era abrigar as famílias dos trabalhadores que construíram um reservatório naquela região. Entretanto, os moradores se mudaram após a conclusão da obra e a vila foi totalmente abandonada no final dos anos 1980.

A região faz parte do que ficou conhecido como “Espanha esvaziada” – áreas rurais escassamente povoadas que carecem de muitos dos serviços encontrados nas vilas e cidades.

O que causa estranhamento, é o valor de 260 mil euros. Salto de Castro foi colocada à venda anteriormente por 6,5 milhões de euros. No entanto, sem compradores interessados, o preço da vila despencou.

Segundo informações da BBC, este valor, é suficiente apenas para um apartamento de um quarto em áreas “chiques” de Madri ou Barcelona.

Todavia, para o futuro investidor, há um desafio pela frente; atrair visitantes para o local. Estima-se que para isso, seriam necessários cerca de 2 milhões de euros. Além do valor de compra do local. Isso, claro, se o objetivo do comprador for torná-la viável para turismo.

 

*Com informações da BBC Brasil

 

Foto: BALLES2601/ WIKIMEDIA COMMONS