16/10/2019 07:00
Filmes e Séries / Filmes

10 filmes que estão comemorando 20 anos de sucesso

O ano era 1999 e eles continuam atuais

Anna Karla
por Anna Karla Lacerda

Quando o assunto é Sétima Arte, praticamente é unânime essa paixão universal que extrapola a sala de cinema.

Entra ano, sai ano, há o burburinho sobre os filmes que vão lançar, os que causam ansiedade e os mais bem criticados.

Não importa o tempo, a expectativa é sempre a mesma.

Listamos aqui 10 filmes que "causaram" em 1999, ou seja, 20 anos de sucesso!

1 - CLUBE DA LUTA

Considerado por muitos como o melhor filme do ano, Clube da Luta entrou para a melhor lista Cult dos cinéfilos ao contar a história de Tyler Durden, o narrador fictício e fundamental para essa história que provoca quem assiste e conduz a reflexões profundas sobre a humanidade nesse encontro inusitado entre um insone e um vendedor de sabonete que chegam ao extremo de uma terapia bastante primitiva.

 

2 - MATRIX

Sucesso absoluto de bilheteria, Matrix entrou para o hall dos gêneros ficção científica e ação e marcou gerações com esse roteiro de realidade simulada. Neo, personagem de Keanu Reeves, tem pesadelos constantes e, dessa tormenta, nasce o futuro conectado por cabos que o faz questionar o que é a realidade. Quando ele conhece Morpheus e Trinity descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

 

3 - O SEXTO SENTIDO

"I see dead people" é uma frase que até hoje faz parte do imaginário popular. Bruce Willis e Haley Joel Osment progagonizaram essa história que surpreendeu muita gente. Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.

 

4 - TUDO SOBRE MINHA MÃE

Toda sensibilidade de Almodóvar para falar sobre o provérbio grego que diz que apenas mulheres que lavaram seus olhos com lágrimas podem ver claramente, mas essa lição não se aplica à Manuela. Na noite em que um carro atropelou o seu filho Esteban, ela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos. Longe de ver com clareza, o presente e o futuro se confundem na escuridão. 

 

5 - TOY STORY 2

Há 20 anos surgia a sequência de Toy Story, esse delicioso desenho sobre rito de passagem e brinquedos prediletos. Nessa nova aventura Woody é roubado e seus amigos saem a sua busca, e essa é só uma parte da história.

 

6 - DE OLHOS BEM FECHADOS

Stanley Kubrick causou um burburinho ao filmar cenas íntimas com o casal (na época) Nicole Kidman e Tom Cruise. O diretor operava a câmera e ninguém mais entrava no processo. Isso deve ter influenciado o clima enigmático desse mestre do cinema.

 

7 - UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL

Uma comédia romântica pra fazer fazer muito adulto suspirar e acreditar que o amor existe. Julia Roberts e Hugh Grant mostram que o acaso pode se transformar num belo destino.

 

8 - MENINOS NÃO CHORAM

Hillary Swank ganhou seu primeiro Oscar ao dar vida a um garoto trans em descoberta nesse filmaço sobre coragem e consequências tristes. Infelizmente é uma dura realidade sobre o preconceito que perdura até hoje. 

 

9 - BUENA VISTA SOCIAL CLUB

Um ótimo documentário com a assinatura do cineasta alemão Win Wenders que acompanha o renomado guitarrista Ry Cooder e seu filho Joachim por Cuba. Eles saem em busca dos melhores músicos do país para montar uma banda inesquecível.

 

10 - O MUNDO DE ANDY

Jim Carrey arrasa em sua interpretação de um dos mais inovadores, excêntricos e contraditórios artistas que o mundo já teve: Andy Kaufman! Mr. Carrey faturou o Globo de Ouro e a história perpetua até hoje. Vale a pena, após conferir o filme, assistir o documentário "Jim e Andy" disponível na Netflix.

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Capa: Divulgação / Clube da Luta

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Filmes e Séries

Cinema: estreias da semana têm ação, terror, animação e muito mais

Lançamentos que agradam pessoas de qualquer idade e gostos diferentes


+ Filmes e Séries

10 filmes na Netflix que se passam no gelo para enganar o seu cérebro no calor

Livre estou, livres estou...não posso mais segurar



+ Filmes e Séries

Oscar canino à vista? Protagonistas de 'A Dama e o Vagabundo' posam para fotos no red carpet da Disney

Monte e Rose do filme live-action roubam a cena na D23 e deixam fãs apaixonados



+ Filmes e Séries

Que fofo! Disney anuncia primeiro pôster live-action do clássico 'A dama e o vagabundo'

O filme estreia no streaming Disney+ no dia 12 de novembro


+ Filmes e Séries

Pode comemorar! Exposição da série Friends chega ao Brasil em setembro

Se você é fã de Friends, coloca a mãozinha no peito pra segurar o coração


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.