10/12/2019 19:26
Bem-Estar / Saúde

10 Hábitos noturnos saudáveis para começar o dia seguinte com tudo

Talvez tudo que você precisa seja uma mudança saudável na rotina!

Gabriela
por Gabriela Tavares

Infelizmente, é cada vez mais comum dias estressantes transformarem-se em todos os dias da semana. De segunda à sexta, alguma coisa acontece que é responsável pelo seu desgaste mental e emocional, e tudo acaba se acumulando bem no domingo, tornando-se uma verdadeira bola de neve que leva todos os problemas para as segundas-feiras.

A chave pro desestresse pode não ser mágica e resolver tudo de um dia por outro, mas com algum esforço, uma pequena mudança no cotidiano pode se tornar um hábito que vai amenizar seus problemas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns hábitos que valem a pena serem inseridos na sua rotina noturna, e combater o estresse do dia-a-dia. Uma noite relaxante com certeza ajuda a ter mais energia para começar o dia seguinte com o espírito renovado.

 

1 - Leia um livro

Durante o dia, é sempre difícil encontrar um momento para se dedicar à leitura. Alguns conseguem ler nos curtos minutos de pausa no decorrer do dia, mas muitos preferem não fazer isso. Uma alternativa é separar os momentos antes de dormir para um bom livro. Serve como uma terapia, já que a leitura de um livro envolvente tem o poder de fazer desaparecer de nossas memórias todos os problemas que aconteceram durante o dia.

Lembrando que seu cérebro lembra melhor do que você lê antes de dormir. Por isso, procure sempre ler algo com o clima pra cima, pra dormir com o espírito leve.

 

2 - Pratique exercícios físicos

Para quem passa o dia inteiro fora de casa, no trabalho, estudando, ou os dois, uma atividade física pode ser a chave para te libertar do estresse: por liberar endorfina, o hormônio da felicidade, o exercício físico causa uma sensação de bem-estar que pode ser rara durante o seu dia-a-dia. Além disso, quando você estiver indo se deitar, o sono vai te atingir com força e você vai dormir como um anjinho.

Atenção: Se você fizer academia tarde da noite, e tiver problemas com insônia, esse hábito pode causar o efeito contrário.

 

3 - Caminhe com o dog (ou sozinho)

Fazer uma caminhada pode ter ajudar a deixar para trás as preocupações do dia. Além da tranquilidade das ruas, o clima de reflexão também ajudam a relaxar. Leva seu doguinho pra te fazer companhia. Vai ser ótimo pra você e pra ele também.

 

4 - Faça um plano de ação para o dia seguinte

Uma lista de tarefas feita à noite, com calma e sem pressa, tem como resultado uma rotina bem planejada. Guarde alguns minutos para pensar sobre o que você precisa fazer no dia seguinte: defina sua agenda e anote as tarefas mais importantes. Pode confiar que o amanhã será bem mais fácil.

 

5 - Tome uma ducha quentinha

A maioria das pessoas costumam tomar um banho quente de manhã, pra acordar de vez. Esse é um erro comum: na verdade, quando você muda a temperatura do seu corpo para uma mais quentinha, o desejo de dormir aumenta ainda mais. Por isso, o banho quente pré dormida é uma forma de se combater a insônia. São outros benefícios do banho quente: nervos acalmados, poros limpinhos, glicose normalizada, e coluna relaxada.

 

6 - Horário limite para interromper o trabalho

É sempre bom evitar que suas atividades de trabalho se estendam pela noite. Pra isso, defina um horário para encerrar seu dia. Depois disso, não faça nada que envolva trabalho, até seu expediente começar, no dia seguinte.

 

7 - Alimente-se com algo leve

Coma algo rico em proteína e que te deixe com a sensação de estômago satisfeito, mas não empanturrado. Ah, e não inventa de ir dormir sem jantar: seu sono não vai ter a qualidade necessária e você vai compensar tudo no café da manhã.

 

8 - Meditação ou yoga

Yoga e meditação à noite são uma excelente maneira de organizar seus pensamentos e suas emoções. Assim, você pode organizar seus pensamentos e suas emoções, aliviando a tensão para o dia seguinte. Alguns canais do YouTube podem te ensinar a fazer esses exercícios, tanto com seu corpo, como com sua mente.

 

9 - "Reset"

Essa dica só começa a dar certo depois de algumas repetições: crie um hábito que mostre ao seu corpo que o dia terminou. Com essa atitude, mostre a sua mente que os problemas de hoje não se repetirão amanhã. Pode ser uma meditação, um leitinho, ou um livro de cabeceira.

 

10 - Não faça nada

Durante o dia, você recebe muuuuitas informações para serem interpretadas: você precisa de um momento pra se desligar e ficar tranquilo. Tire um momento para relaxar sem nada, sem celular, ou pessoas. Um momento só seu!

 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Notícias sobre: hábitos saudáveis

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Bem-Estar

Instinto Natural: empresa goiana inova ao criar cosméticos veganos

Possuem propriedades antissépticas, anti inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas com resultados instantâneos


+ Bem-Estar

Campanha de vacinação contra o sarampo: 70 salas de vacina com doses disponíveis em Goiânia

Previne-se contra essa doença viral, que pode levar o indivíduo a morte


+ Bem-Estar

Grande descoberta evita queda de cabelo durante sessões de quimioterapia

Um estudo de laboratório de Ralf Paus, do Center for Dermatology Research, leva a explorar propriedades da nova classe de medicamentos que se chama inibidores de CDK4/6


+ Bem-Estar

Pesquisa revela que tomar chá regularmente evita danos no cérebro

A descoberta envolveu testes cognitivos em 36 adultos,acima de 60 anos, entre os anos de 2015 a 2018


+ Bem-Estar

Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos

O hospital recebe diariamente pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças que necessitam de reposição sanguínea


+ Bem-Estar

Cera do ouvido pode diagnosticar câncer, revela estudo da UFG

Cerca de 102 voluntários participaram do estudo que chamou atenção de profissionais de saúde referência quando o assunto é câncer


+ Bem-Estar

5 postos de coleta do leite humano que as mamães goianas precisam conhecer

É preciso incentivar as mães sobre a importância do aleitamento materno e da doação para outros bebês


+ Bem-Estar

Paciente internada em Goiânia recebe visita surpresa do seu cãozinho e se emociona

Ao ver o bichinho de estimação, criado como um filho, a mulher, que estava abatida, ficou mais animada para continuar lutando pela saúde


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.