Superalimento do Cerrado é um santo remédio contra queda de cabelo

Conheça “superfruto” do Cerrado que reduz o colesterol e fortalece os cabelos

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
arvore do Cerrado
Pequizeiro (foto:reprodução/internet)

Em meio ao vasto e diversificado cenário da flora brasileira, o Cerrado se destaca como um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Entre suas preciosidades está o pequi, um fruto amarelo e espinhoso com um sabor único e propriedades surpreendentes para a saúde. Estudos científicos recentes revelam  que além de sua fama na culinária, utilizado em pratos de dar água na boca, como a galinhada e o frango com pequi, ele possui benefícios impressionantes, incluindo a capacidade de reduzir o colesterol e prevenir a queda de cabelo.

 

Originário do Cerrado brasileiro, o pequi é um fruto muito apreciado na culinária regional e muito conhecido no Brasil inteiro por possuir um sabor muito característico e um cheiro um tanto quanto específico. Algumas pessoas podem amá-lo ou odiá-lo, mas nunca poderão dizer que ele não tem potencial medicinal, pois, não é mais segredo os seus diversos benefícios para a saúde.

pequi (foto:reprodução/internet)

Estudos e outros benefícios acerca do pequi

Um estudo realizado pela UnB Ciência (Universidade de Brasília), revelou que esse fruto típico do Cerrado pode ser usado como um colaborador no tratamento contra o câncer. Isso porque ele pode ser indicado como um forte e eficiente redutor da ação dos radicais livres (moléculas que agem de forma maléfica nas células sadias).

Para complementar a pesquisa, o professor da UnB, César Koppe Grisólia, aplicou o extrato da polpa de pequi nas células do ovário de um hamster chinês, que foram combinadas também com ciclofosfamida e bleomicina, duas das drogas que são utilizadas no tratamento contra o câncer. No fim do teste, foi observado que o pequi agiu como uma proteção contra os danos causados pelas drogas nas células.

Além disso, segundo a nutricionista Paulinne Corrêa, o pequi também é rico em vitaminas como:

  1. Ômega-9, vitaminas A, C e E, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (Niacina).
  2. Rico em carotenoides, compostos fenólicos, antiinflamatórios e antioxidantes.
  3. Rico em minerais como Potássio, magnésio, fósforo e zinco. 

“Estes são elementos essenciais para visão, pele, imunidade e longevidade.  Esse superfruto é muito concentrado em gorduras do tipo Ômega-9, e o ácido graxo que ajuda a reduzir o colesterol, consequentemente essa gordura também faz com que o pequi seja muito calórico.” Completa Paulinne Corrêa. 

Ainda, sobre outros benefícios do fruto, a nutricionista acrescenta:

“Por ser rico em fibras, também auxilia no funcionamento intestinal.Para manter melhor as propriedades nutricionais, a melhor forma é consumir o pequi in natura.”

Formas de preparar o pequi para preservar os nutrientes

Apesar desses resultados incríveis, os pesquisadores alertam sobre a importância de consumir o pequi com moderação, pois seu alto teor de gorduras pode contribuir para o aumento de peso se consumido em excesso. Porém, incluir o pequi em uma dieta equilibrada e variada pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de adicionar um toque de sabor mais aguçado à mesa.

É indiscutível que o pequi é uma jóia, com seus poderes medicinais recém-descobertos, ele se destaca como um verdadeiro “superfruto”, e, para os habitantes do Cerrado, ele é também uma parte de sua cultura e tradição culinária, um patrimônio cultural e regional. Enquanto a ciência continua a desvendar os segredos deste tesouro do Cerrado, é certo que o fruto continuará a encantar paladares e promover a saúde de todos aqueles que o apreciam.

galinhada com pequi (foto:reprodução/internet)

Fonte: G1/ Estudos científicos UnB/ Professor César Koppe Grisólia

Veja também:

Quais famosos moram em Goiânia

Professores da UFG podem entrar em greve

Seu Negócio no Topo do Google: workshop inédito de SEO acontece em Goiânia

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.