24/05/2019 23:09
Bem-Estar / Exercícios

Aprenda a automassagem para alívio de dores e stress

Descubra como seu próprio toque pode te salvar das dores musculares

Redação
por Redação Curta Mais


Após um dia longo de trabalho, é possível que dores musculares apareceram por diferentes regiões do corpo, especialmente nas áreas do pescoço e dos pés. Contra esses incômodos, existem inúmeros remédios à venda em farmácias, porém uma das técnicas mais antigas e eficazes para o alívio da dor é a massagem. Apesar de nem sempre ser possível receber o atendimento de um massagista profissional, há uma luz no fim do túnel (e que ainda é pouco conhecida): a automassagem.

Assim como o próprio nome diz, trata-se de uma massagem realizada em si mesmo, visando o relaxamento instantâneo de dores específicas. Segundo Rubens de Oliveira Frade, professor de Massoterapia, Saúde e Bem-estar do Senac Vila Prudente (São Paulo - SP), a automassagem "ajuda a soltar o corpo, liberando as tensões acumuladas, melhora a circulação sanguínea, ajudando a recobrar o ânimo, e estimula a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar". Se você quer aprender algumas destas técnicas, acompanhe nossa matéria e aprenda a relaxar por conta própria!

PASSO 1: O local

Encontre um lugar em que você se sinta à vontade para entrar em contato consigo mesmo e que, de preferência, seja silencioso ou possua uma música ambiente relaxante. Você também pode praticar em locais públicos, como parques e florestas, mas lembre-se de cuidar para que fatores externos como insetos e poluição sonora não lhe atrapalhem.

PASSO 2: Alongamento

O alongamento é essencial, mesmo para aqueles que não irão praticar a automassagem. Ele deve ser realizado antes e depois da prática, pois ajuda seu corpo a relaxar ainda mais, além de prevenir dores musculares causadas por possíveis lesões. Estique-se bem e segure sua posição por cerca de 15~30 segundos. Relaxe e repita o processo, caso julgue necessário.

PASSO 3: A automassagem

3 pontos do corpo são os enfoques principais da automassagem, sendo eles a nuca e a parte superior dos ombros, as mãos e os pés. Para cada um deles há um movimento diferente que pode ser usado durante o processo.

Nuca e ombros: nessa região, aconselha-se o uso de cremes hidratantes ou óleos aromatizados, pois ajudam o toque dos dedos a deslizar melhor sobre a pele. Aplique o produto hidratante sobre as mãos e então comece a se tocar com as pontas dos dedos, suavemente, indo do topo dos ombros, passando pela nuca e chegando até o início do couro cabeludo. Suba e desça deslizando os dedos e aumento progressivamente a força utilizada. Repita o processo, intercalando as idas e vindas das mãos, com movimentos circulares dos dedos.

Mãos: uma mão massageia a outra. O uso de cremes é opcional. Deite a mão esquerda sobre uma superfície macia e com o dedão da mão direta aperte a palma da mão a ser massageada. Fixe um ponto e aperte por cerca de 5 segundos. Faça isso por toda área da palma das mãos. Logo após, aperte dedo por dedo, com calma. Ao fim, faça o relaxamento, apertando uma mão sobre a outra, indo dos pulsos em direção à ponta dos dedos. Repita o processo na mão direta.

Pés: os pés são um dos pontos mais importantes na massagem, pois por meio dele pode-se relaxar todo corpo. No caso da automassagem, os pés também ganham atenção especial. Utilize um creme hidratante para melhorar o toque e então feche os dedos, como se fosse dar um soco. Com a parte frontal da mão fechada, deslize pela sola dos pés, aumentando a intensidade da força aos poucos. Após isso, utilize os dedões das mãos para apertar delicadamente seus pés, em movimentos circulares. Para finalizar, coloque toalhas úmidas e quentes envolvidas nos pés por um minuto.

A automassagem atua também como uma forma de meditação, em que o praticante pode, por alguns momentos, focar toda sua atenção nos cuidados com si próprio. É importante dar esse tempo para si mesmo. Gostou? Pratique e compartilhe sua experiência!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Bem-Estar

Pacientes de Hospital de Goiânia recebem terapia com cães, tirando o foco da dor estimulando a troca afetiva

Para os amantes dos animais, apenas a presença deles é suficiente para transformar e descontrair o ambiente, proporcionando mais alegria e leveza, sentimentos ideais para quem está em tratamento dentro de uma unidade de saúde


+ Bem-Estar

Ação de incentivo ao esporte e prevenção à saúde do coração é realizada de graça em Goiânia

serão oferecidas aferição de pressão arterial, teste glicêmico e exercícios físicos no ação que acontecerá no Lago das Rosas


+ Bem-Estar

Domingo do Dia das Mães tem Meditação Guiada e Yoga de graça em Goiânia

O Coruja Café do setor Bueno fará uma manhã especial a todas as mães e filhos neste domingo


+ Bem-Estar

Sesc Saúde Mulher realiza exames preventivos de graça em Aparecida de Goiânia

O exame citopatológico é indicado para toda mulher que já tenha iniciado vida sexual. Por meio dele, é possível detectar alterações celulares, presença de fungos, vírus ou bactérias


+ Bem-Estar

Hospital de Goiânia utiliza arte como terapia no tratamento de pacientes

Arteterapia: pela primeira vez em sua história, HUGO promove oficina de pintura para pacientes


+ Bem-Estar

Últimos dias de inscrições para o Copa Sesc em Goiânia

Atletas de Goiânia, Anápolis e Jataí podem se inscrever em modalidades individuais e coletivas


+ Bem-Estar

Alunos da UFG produzem ovo de páscoa vegano feito com beterraba sem glúten e lactose

Deliciosa opção para quem tem alergia, intolerância alimentar ou prefere comida vegana


+ Bem-Estar

Estilo de vida responde por 63 mil mortes de câncer por ano no Brasil

Estudo é do Departamento de Medicina da Universidade de SP


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.