21/05/2018 10:12
Serviço / Dicas

ASMR: os vídeos que prometem lhe causar sensações incríveis

Sons e imagens que mexem com a mente

Redação
por Redação Curta Mais

 

ASMR é uma sigla para um nome complicado: Autonomous Sensory Meridian Response, que em uma tradução literal para o português significa "Resposta Sensorial Meridiana Autônoma". Complicado? Então vamos deixar as explicações técnicas de lado e definir o ASMR de modo mais simples para os novatos: são em geral vídeos que contenham áudios e imagens criadas especificamente para provocar sensações das mais diversas em seus ouvintes, em especial relaxamento e sono.


A tendência para criação desse tipo de vídeo começou por volta de 2010 e ainda não há estudos científicos que expliquem porque tais vídeos causam tantas reações físicas/psicológicas em quem os assiste. O fato é que canais do YouTube que produzem vídeos ASMR têm ganhado cada vez mais adeptos.


O principal objetivo desses vídeos são explorar técnicas que provoquem a sensação de relaxamento em que os assiste, utilizando-se da produção de barulhos inusitados, como o som de dedos perpassando um microfone ou a voz de algum locutor falando o mais calmamente possível próximo ao gravador. O resultado é um áudio extremamente límpido, que permite ao público ouvir cada pequeno detalhe das gravações.

8435759b02075d620db6c5ac31afb1a7.jpg

Foto: Google


Muitas vezes os áudios são acompanhados de vídeos que também são estimulantes mentais, todavia o foco principal é o áudio. Não é incomum a praticantes de tal técnica ouvir esses áudios de olhos fechados enquanto se está deitado. Tudo isso para garantir total imersão nos vídeos.


Para quem já experimentou (e gostou!) dos vídeos ASMR, as principais sensações que eles relatam são arrepios pelo corpo, relaxamento rápido e sensação de calmaria. E não pense que as opções de ASMR são limitadas! Há uma variedade enorme de produções nesse estilo, incluindo vídeos simulando sons de limpeza de pele, de pessoas utilizando maquiagem e do movimento dos lábios.
Vale ressaltar que as sensações variam de pessoa para pessoa. Nem sempre você sentirá a mesma coisa que o seu amigo ao ouvir esses sons, portanto é importante experimentar para saber se realmente você sente prazer ao acompanhar esses vídeos.

 

Por fim, a dica mais importante!

 

Esses vídeos devem ser acompanhados utilizando-se fones de ouvido. Caso os assista sem os fones, os efeitos serão nulos. Então prepare seu melhor fone de ouvido e embarque nesse mar de sensações! Abaixo estão alguns vídeos para você experimentar o ASMR e, quem sabe, se tornar um adepto dessa curiosa prática.

 

Cócegas no cérebro - sons para você relaxar e induzir o sono.

 

Encontrando seu arrepio favorito.

 

Limpeza de pele.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

Sine Municipal oferta 145 vagas de emprego disponíveis em Goiânia

Há vagas para armador de estrutura de concreto, cozinheiro industrial, corretor de imóveis, estoquista e muito mais, confira!


+ Serviço

Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 40 cursos online gratuitos com certificado de horas

Ao todo, são mais de 50 cursos em diversas áreas, como Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Direito, Relações Internacionais, Marketing e Vendas


+ Serviço

Novidade na recarga do Cartão Fácil promete aumentar a segurança dos usuários de ônibus em Goiânia

RedeMob ampliou as formas de pagamento em terminais da cidade


+ Serviço

Grupo oferece aulas de dança gratuitas em Goiânia

As imersões são abertas para todas as pessoas


+ Serviço

7 clínicas que oferecem atendimento psicológico gratuito em Goiânia

Iniciativas acessíveis para pessoas de todas as idades na cidade


+ Serviço

Onde comprar os queijos recheados que estão na moda em Goiânia

Recheio de doce de leite, goiabada e mais!


+ Serviço

Confira o cronograma de vacinação 2018 contra o H1N1 em Goiás

Vacina trivalente também protege contra o H2N3 e o influenza B


+ Serviço

Goiás é o único estado a antecipar a vacinação contra o H1N1 para esta sexta-feira

Ao todo 650 mil doses da vacina chegam ao estado hoje


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.