21/02/2018 16:18
Serviço / Dicas

ASMR: os vídeos que prometem lhe causar sensações incríveis

Sons e imagens que mexem com a mente

Redação
por Redação Curta Mais

 

ASMR é uma sigla para um nome complicado: Autonomous Sensory Meridian Response, que em uma tradução literal para o português significa "Resposta Sensorial Meridiana Autônoma". Complicado? Então vamos deixar as explicações técnicas de lado e definir o ASMR de modo mais simples para os novatos: são em geral vídeos que contenham áudios e imagens criadas especificamente para provocar sensações das mais diversas em seus ouvintes, em especial relaxamento e sono.


A tendência para criação desse tipo de vídeo começou por volta de 2010 e ainda não há estudos científicos que expliquem porque tais vídeos causam tantas reações físicas/psicológicas em quem os assiste. O fato é que canais do YouTube que produzem vídeos ASMR têm ganhado cada vez mais adeptos.


O principal objetivo desses vídeos são explorar técnicas que provoquem a sensação de relaxamento em que os assiste, utilizando-se da produção de barulhos inusitados, como o som de dedos perpassando um microfone ou a voz de algum locutor falando o mais calmamente possível próximo ao gravador. O resultado é um áudio extremamente límpido, que permite ao público ouvir cada pequeno detalhe das gravações.

8435759b02075d620db6c5ac31afb1a7.jpg

Foto: Google


Muitas vezes os áudios são acompanhados de vídeos que também são estimulantes mentais, todavia o foco principal é o áudio. Não é incomum a praticantes de tal técnica ouvir esses áudios de olhos fechados enquanto se está deitado. Tudo isso para garantir total imersão nos vídeos.


Para quem já experimentou (e gostou!) dos vídeos ASMR, as principais sensações que eles relatam são arrepios pelo corpo, relaxamento rápido e sensação de calmaria. E não pense que as opções de ASMR são limitadas! Há uma variedade enorme de produções nesse estilo, incluindo vídeos simulando sons de limpeza de pele, de pessoas utilizando maquiagem e do movimento dos lábios.
Vale ressaltar que as sensações variam de pessoa para pessoa. Nem sempre você sentirá a mesma coisa que o seu amigo ao ouvir esses sons, portanto é importante experimentar para saber se realmente você sente prazer ao acompanhar esses vídeos.

 

Por fim, a dica mais importante!

 

Esses vídeos devem ser acompanhados utilizando-se fones de ouvido. Caso os assista sem os fones, os efeitos serão nulos. Então prepare seu melhor fone de ouvido e embarque nesse mar de sensações! Abaixo estão alguns vídeos para você experimentar o ASMR e, quem sabe, se tornar um adepto dessa curiosa prática.

 

Cócegas no cérebro - sons para você relaxar e induzir o sono.

 

Encontrando seu arrepio favorito.

 

Limpeza de pele.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

Orquidários em Goiânia para os apaixonados por flores

As orquídeas estão entre as favoritas para decoração


+ Serviço

Inscrições para o FIES 2018/1 abrem a partir desta segunda-feira

Requisito é ter feito o Enem de 2010 em diante


+ Serviço

5 receitas de sobremesas para fechar o almoço com chave de ouro

Surpreenda com doces práticos e que são garantia de sucesso


+ Serviço

"Expo Desenho Personalidades" acontece em Goiânia

A dica é ideal para quem gosta de arte


+ Serviço

Curso de Mindfulness Funcional acontece nesse sábado em Goiânia

O evento será ministrado pelo empreendedor internacional Alan Pogrebinschi


+ Serviço

Site possibilita hospedagem de cães de forma fácil e acessível

Boa oportunidade também para quem deseja ganhar uma renda extra


+ Serviço

Novidade permite reserva de mesas diretamente pelo Google Maps

Veja também outras 3 dicas sobre o aplicativo


+ Serviço

Últimos dias para inscrever seu projeto no 5º Icumam Lab

O evento visa qualificar e premiar produtores de cinema


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.