26/05/2019 18:33
Tecnologia e Inovação / Tecnologia

Elon Musk é obrigado a deixar presidência do conselho da Tesla

Musk é acusado de fraude na bolsa de valores

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

O empresário Elon Musk e a agência reguladora do mercado nos EUA chegaram a um acordo: ele deixará a chefia do conselho de administração da Tesla e terá que pagar uma multa de US$ 20 milhões. Musk seguirá como CEO da montadora. Nesta semana, ele foi acusado de fraude por Tweetar em agosto que tiraria a montadora da bolsa. A agência disse que o pronunciamento do bilionário foi 'enganoso'.

A autoridade bolsista dos EUA pediu na sexta-feira a um tribunal federal para destituir Elon Musk da presidência e gestão da Tesla, acusando-o de fraude com declarações falsas sobre a retirada da empresa da bolsa.

O regulador (SEC, na sigla em Inglês) especificou na queixa apresentada na quinta-feira que Musk garantiu falsamente, num texto colocado na rede social Twitter em 07 de agosto, que tinha financiamento para comprar as ações cotadas a 420 dólares por ação, um substancial prémio em relação à cotação da altura.

Na queixa apresentada no Tribunal do Distrito de Manhattan afirma-se que Musk não discutiu nem confirmou os termos da operação com qualquer instituição que o pudesse financiar.

A SEC solicitou também uma ordem que impeça Musk de fazer declarações falsas e enganadoras, bem como que reembolse ganhos que tenha obtido e seja ainda multado.

Em declaração emitida pela Tesla, Musk considerou a ação da SEC injustificada: “Sempre agi em função dos melhores interesses da verdade, da transparência e dos investidores. Integridade é o valor mais importante da minha vida e os factos vão mostrar que eu nunca o comprometi”.

A queixa alega que a mensagem de Musk na rede social Twitter prejudicou os investidores que compraram títulos da Tesla depois da mensagem, mas antes de ser conhecida informação fiável sobre o financiamento da operação.

O presidente da Tesla Musk, que é uma celebridade com 22 milhões de seguidores no Twitter, é visto como o líder e o cérebro por trás das operações da empresa nos carros elétricos e painéis solares.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Tecnologia e Inovação

Estudante brasileira de escola pública vence feira mundial de ciências e ganha asteroide com seu nome

Duas estudantes brasileiras de escolas públicas tiveram suas pesquisas reconhecidas na ISEF, a maior feira científica do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior


+ Tecnologia e Inovação

Centro de Empreendedorismo da UFG recebe certificação inédita no país

O CEI apoia a criação de negócios e promove formação empreendedora para acadêmicos e comunidade


+ Tecnologia e Inovação

Entregador aluga patinete para trabalhar com aplicativo de pedidos em Goiânia

Vídeo flagrado pelo Curta Mais mostra o rapaz circulando pelas ruas do Setor Marista


+ Tecnologia e Inovação

Goiânia recebe o maior evento de tecnologia e inovação em saúde do Centro-Oeste, o Hint One Experience

As maiores referências nacionais e internacionais do setor estão confirmadas na programação do evento que tem promoção exclusiva no Clube Curta Mais


+ Tecnologia e Inovação

Pesquisadoras da UFG desenvolvem medicamento que reverte overdose de cocaína

Formulação produzida com nanotecnologia captura droga em circulação no organismo mesmo em quantidade letal


+ Tecnologia e Inovação

Aplicativo CellPrompter faz sucesso ao transformar seu celular em 'teleprompter' de graça

O TP portátil virou febre entre artistas, bloqueiras e jornalistas


+ Tecnologia e Inovação

Facebook lança ferramenta de relacionamentos concorrente ao Tinder

O Facebook Dating tinha sido apresentada ano passado em uma conferência e já está disponível em mais de 20 países, incluindo o Brasil


+ Tecnologia e Inovação

Professor de Goiânia recebe prêmio internacional com projeto sobre o mosquito da dengue

Dr. Alexsander Augusto de Silveira, foi premiado com a segunda melhor apresentação de pôster oral, com o trabalho sobre o mosquito Aedes aegypti.


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.