Goiânia pode ter ruas com atividades comerciais e culturais 24 horas

O projeto já foi aprovado em última votação na Câmara Municipal

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
1ea4276d529f523289316d791a81f7e8

Imagine ter ruas funcionando sem parar, dia e noite (até nas madrugadas) com bares, restaurantes, baladas, serbiços e comércio em geral.

Goiânia pode contar com endereços assim a partir de agora. Um projeto aprovado esta semana na Câmara Municipal de Goiânia pretende criar na capital o Programa Ruas 24 Horas. A ideia é disponibilizar nas vias públicas o funcionamento permanente das atividades comerciais, esportivas, de lazer e culturais nessas vias. A iniciativa é do vereador Jorge Kajuru (PRP) e a matéria já foi aprovada em última votação. Agora será encaminhado ao Prefeito Iris Rezende.

Uma vez sancionado, caberá à Prefeitura, desenvolver projetos urbanísticos de ambientação local, instalar sinalização de trânsito adequada, readequar os passeios e instalar sanitários públicos móveis. A segurança local deve ser feita por integrantes da Guarda Civil Metropolitana. As Ruas 24 Horas podem ser ativadas ou desativadas a qualquer tempo, atendendo a interesses do Poder Público ou dos moradores e comerciantes das vias onde se pretende instalar as atividades.

Moradores, não remunerados pela Prefeitura, podem compor o Comitê da Rua 24 Horas, que deve participar da gestão das atividades, auxiliar na preservação da sinalização e do mobiliário urbano instalado na região e mediar a relação entre comunidade e o Poder Público. O funcionamento das atividades deve atender ao disposto na legislação federal, estadual e municipal.