No DF, museus reabrem com horário especial e funcionamento apenas aos fins de semana

Secretaria de Cultura publica regras para retomada de atividades

developer
Por developer

Foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (17) uma série de medidas para a retomada de atividades em museus da cidade. Os espaços voltarão a receber visitantes, mas com restrições e medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Uma das mudanças é com relação ao período de funcionamento. Os museus comandados pela Secretaria de Cultura do DF serão abertos durante três dias da semana, na sexta-feira, sábado e domingo – com seis horas diárias de funcionamento, inclusive em feriados.

Conforme a publicação, o Museu do Catetinho deve continuar fechado “por não apresentar condições mínimas de funcionamento dentro dos aspectos de segurança do Protocolo Covid-19, e por estar entrando em processo de reformas urgentes e necessárias”. O Museu Vivo da Memória Candanga também não funcionará.

Nos espaços haverá medição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e quantidade limitada de pessoas nas salas. Além de disponibilização de álcool em gel e restrição de consumo de alimentos nos locais, assim como o uso de bebedouros.

A publicação também vem com diversas regras para servidores, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço. Aqueles que apresentarem sintomas da Covid-19, por exemplo, deverão ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, a não ser que apresente exame comprovando a ausência da doença. Pessoas que fazem parte de grupos de risco estão proibidas de participar das escalas programadas para o funcionamento dos museus. 

Créditos: Museu Nacional – Divulgação/TV Brasil