10 cuidados com a saúde dos idosos em viagens

Conheça os cuidados para tornar sua viagem mais segura

andressavasco
Por andressavasco
terceira idade turismo
Foto: Divulgação

Essa é a época mais aguardada do ano, viagens, paz e a busca por dias de tranquilidade em destinos já conhecidos ou em lugares novos a serem explorados. É muito importante conhecer todo tipo de consumidor e, o mais importante terem atenção do que se deve ter ao fazer uma viagem mais perto e também viagens longas. Segundo a Agência de Notícias do Turismo, 15% das pessoas com mais de 60 anos são turistas viajando pelo Brasil e 10% viajando para outros países. Oque é um número considerável.

“Muitos pacientes idosos, principalmente se tiverem algum quadro neurológico, podem sentir estresse com a mudança de ambiente, o que pode gerar ansiedade”, destaca a geriatra Lívia Evangelista. Por isso, ela explica os cuidados necessários para terem com a saúde dos idosos durante as viagens e ressalta que é fundamental adotar precauções específicas para garantir uma experiência segura e confortável. “Antes de partir, é aconselhável realizar uma série de cuidados”, finaliza.

Pensando nesses cuidados essenciais com idosos o Curta Mais junto com a especialista listou alguns cuidados que são necessários para que a viagem seja agradável a todos.

1. Consulta médica antes de viajar

Antes de fazer uma viagem, principalmente as mais longas, é fundamental que o idoso consulte um médico para um check-up de pré-embarque! A saúde é fundamental para aproveitar com qualidade suas férias, obtenha a autorização médica e dicas personalizadas para que essa jornada seja tranquila e sem nenhum tipo de problemas. Verificar se as vacinas estão em dias e se precisa de alguma especifica para o lugar onde vai, é um ponto muito importante para manter sua viagem segura e sem preocupações.

Foto: Divulgação

2. Kit de Primeiros Socorros

Medicamentos de uso regular, remédios para enjoo e alergias, curativos e itens de higiene pessoal devem estar sempre à mão para não transformar uma simples viagem em uma expedição à farmácia mais próxima.

Foto: Divulgação

3. Manter uma boa hidratação

Lembre-se de hidratar-se regularmente, afastando a desidratação. Água em viagens precisa ser seu principal aliado.

Foto: Divulgação

4. Se alimentar bem

Mantenha um arsenal de lanchinhos práticos para aquelas horas em que o estômago decide lembrar quem manda. Frutas secas e barrinhas de cereal são companheiros ideais em refeições fora do horário. Mantenha uma alimentação balanceada e a melhor opção são comidas leves.

Foto: Divulgação

5. Seguro Viagem

É de extrema importância um embarque com seguro viagem, para caso algum imprevisto aconteça, você tenha onde recorrer, procure um seguro que englobe questões médicas e que atenda todas sua possíveis necessidades.

Foto: Divulgação

6. Vestuário Apropriado

Vista-se com roupas e sapatos confortáveis. Além de fazer opções estratégicas do que colocar na mala, oque terá realmente necessidade, lembrando o tipo de viagem e o destino para o qual você vai.

Foto: Divulgação

7. Assento de Ouro

Seja no avião, trem ou ônibus, escolha assentos espaçosos, preferencialmente na frente, para facilitar o acesso e diminuir a movimentação. Vale a pena investir em conforto no transporte.

Foto: Divulgação

8. Exercícios de Relaxamento e Alongamento

Pratique o antigo ritual dos alongamentos para manter o corpo solto e ágil. Movimentos simples podem ser feitos até mesmo sentado, para evitar cãibras e dores no corpo.

Foto: Divulgação

9. Documentos e Informações Essenciais

Não esqueça dos documentos de identificação, preferencialmente com foto, como identidade, CNH ou passaporte, além de ter sempre informações médicas importantes. Melhor ser o portador de mil papéis do que o esquecido de um só.

Foto: Divulgação

10. Evitar bebidas alcóolicas em excesso

As bebidas alcoólicas são realmente as queridinhas de muitos, mas em viagens é bom evitar ou diminuir a quantidade, para desconfortos como náuseas e tonturas.

Foto: Divulgação

Extra: É importante a presença de um acompanhante

É necessário um acompanhante para os idosos, que já tenha contato e conheça, como cuidador, familiar, ou amigos próximos, mantendo assim uma segurança maior e uma viagem muito mais tranquila.

Foto: Divulgação

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.