10 vinhos goianos para você degustar e amar

Conheça 10 vinhos goianos incríveis para um bom apreciador desse néctar dos deuses

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
Conheça vinhos goianos
foto:reprodução

Você é do tipo de pessoa que adora apreciar um bom vinho e ao mesmo tempo ama conhecer o que o seu estado e cidade tem para oferecer? Pois bem, hoje o Curta Mais preparou para você uma lista com 10 vinhos que são produzidos aqui mesmo no estado de Goiás que vão para o Brasil e mundo afora. Pegue essa dica preciosa e aprecie os melhores néctar dos deuses que o nosso amado estado tem para te oferecer.

1. Vinho Talha-Mar

O vinho Talha-Mar é um dos mais conhecidos que vêm do estado de Goiás. Esse vinho que é conhecido por sua produção artesanal e técnicas de fermentação únicas, está ganhando destaque nos mercados internacionais. Ele é composto por dois nomes, duas uvas e duas identidades. 

O Vinho Talha-Mar é uma verdadeira celebração dos sentidos. Sua cor dourada brilhante e aromas complexos de frutas maduras e notas minerais são apenas o começo de uma experiência sensorial cativante. Na boca, revela-se uma textura aveludada, com sabores de frutas tropicais e um toque sutil de especiarias, culminando em um final prolongado e refrescante.

Vinhedo:Vale de São Patrício (GO)

Uvas: Syrah e Cabernet Sauvignan

 

Vinho Talha-mar (foto:reprodução)

2. Sessilia Rosé de Syrah

Muito conhecido por ter um sabor notável e ter características parecidas com o vinho Syrah da Serra da Mantiqueira, o vinho Sessiliia Rosé de Syrah tem roubado o coração daquelas pessoas que são apaixonadas por essa degustação divina.

Sua coloração varia entre o salmão e o rosa “pink”, degustadores afirmam que há notas florais e de frutas vermelhas. O vinho é obtido através da prensagem e fermentação em  baixas temperaturas. 

VinhedoVale do Rio São Patrício (GO)

Uvas:Shiraz/ Syrah

Sessilia Rosé (foto: reprodução)

3. Terroir Girassol

Por volta do ano de 2012 já era noticiada a produção de vinhos de qualidade nos arredores de Brasília. Sua primeira safra foi elaborada por Melchior Resende (1927-2019), após a criação do Vinhedo do Girassol ele trouxe da sua primeira safra o vinho Terroir Girassol- 2018.

Por ser um ótimo vinho, o Terroir Girassol vem despertando o interesse de diversos degustadores, interesse de críticos e dos amantes de vinhos. Ele possui uma cor avermelhada, é incorporado e elegante e sua acidez é delicada, seu aroma de frutas negras, especiarias, madeira e tabaco. 

Vinhedo: Terroir Girassol

Uvas: Shitaz/Syrah

Terroir Girassol (foto:reprodução)

4. Muralha (vinho fino do Cerrado)

O queridíssimo vinho Muralha é um dos mais finos dos vinhos que são produzidos em Goiás. Ele possui uma cor vermelho rubi intenso que chama a atenção dos apreciadores de vinho, suas notas de frutas negras e seu aroma de madeira traz todo um clima ainda mais gostoso para degustar esse vinho. 

O Muralha é ótimo para você que gosta de comer aperitivos como queijos, carnes, massas acompanhadas de molhos ricos em pimentas, pizzas e outros alimentos incríveis que podem ser apreciados juntos de um bom vinho.

Vinhedo: Vínicola Serra de Goiás

Uvas:  100% Sangiovese

Muralha vinho fino do Cerrado (foto:reprodução)

5. Vinhos Bandeiras e Intrépido

Marcelo de Souza está produzindo vinhos de excelente qualidade, sabe onde? Em Cocalzinho, no estado de Goiás, a 126km de Brasília. Ele produz dois grandes vinhos, sendo eles, Bandeira que é mais forte, com aromas mais complexos porém, bem equilibrados. Na sua degustação é capaz sentir a acidez do marcante e seus toques bem equalizados. 

O Intrépido por sua vez é um vinho mais moderno, o seu sabor se iguala e traz um toque de frutas vermelhas no aroma, ele também é bem delicado e equilibrado, deixando os seus degustadores apaixonados. 

Vinhedo: Pireneus

Uvas: Syrah/ Shiraz

Vinho Bandeiras e Intrépido (foto:reprodução)

6. Vinho Cálice de Pedra

O Vinho Cálice de Pedra, vem de um Terroir do Cerrado Brasileiro. Ele é elaborado a partir de variedades de origem americana, Isabel Precoce e BRS-Violeta. A sua coloração é um roxo violácea, uma cor intensa e vibrante. O seu aroma é extremamente único, possuindo um toque de chocolate e framboesa, seu sabor marcante e doce deixa seus degustadores encantados com tanta delicadeza e suavidade.

Vinhedo: Vinícola Serra de Galés

Uvas: Isabel Precoce e BRS-Violeta

Vinho Cálice de Pedra (foto: reprodução)

7. Vinho Tinto Monte Castelo

Produzido no Vale do Rio São Patrício, em Goiás, sendo supervisionado pelo enólogo Cristian Sepúlveda, o vinho tinto Monte Castelo com passagem em barricas francesas, o vinho traz um toque de ameixa e notas de especiarias, como a pimenta preta e a baunilha e outras frutas do bosque. Quando degustado, apresenta um corpo musculoso, taninos macios e muito equilibrado. No final é possível sentir o sabor marcado da fruta da ameixa e pelas especiarias. 

Vinhedo:Monte Castelo

Uvas:Syrah

Vinho Monte Castelo (foto :reprodução)

8. Bandeiras Barba

A Pireneus VInhos e Vinhedos que expressam o potencial do terroir do Cerrado Brasileiro. A Vinum Rio tem orgulho de ter em seu portfólio um vinho, elaborado em Cocalzinho de Goiás. O Bandeiras Barba é um vinho encorpado com taninos acentuados, alta acidez e sua porcentagem de álcool é alta, porém é equilibrada. Essa beleza de vinho fica ainda melhor acompanhado de uma bela carne bovina e suína com uma maior quantidade de gordura. 

Vinhedo:Pireneus

Uvas:Barbera

Vinho Bandeiras Barba (foto: reprodução)

9. Vinícola Assunção

A Vinícola Assunção é uma produtora de vinhos saborosos cheios de doçura para preencher um pouco mais a vida. O vinho Syrah foi o resultado da primeira experiência de safra pronta para a comercialização. Ele traz uma intensidade significativa na boca, o sabor das frutas vermelhas é escandaloso, mas ainda é possível perceber o toque das frutas negras. Possui ainda notas amadeiradas, seus taninos são marcantes e macios, além de todo esse show de sabores, a Vinícola Assunção arrasa no seu visual simplesmente encantador e acolhedor. 

Vinhedo:Vinícola Assunção

Uva:Syrah

Vinícola Assunção (foto:reprodução)

10. Muralha Premium

Da mesma linha da produtora Muralha (vinho fino), temos o Muralha Premium, um vinho formidável que apresenta uma cor intensa com tons violáceos, com aromas marcantes caracterizando frutas vermelhas, especialmente ameixas bem maduras, madeira de carvalho presente e sutil.

Vinhedo:Vinícola Serra de Galés

Uva:Syrah e Touriga Nacional

Muralha Premium (foto:reprodução/ estilozzo)

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.