7 dicas para quem vai acompanhar a Procissão do Fogaréu pela primeira vez
Procissão do Fogaréu acontece a meia noite desta quinta-feira na Cidade de Goiás
A Procissão do Fogaréu é o tipo de evento que todo goiano tem obrigação de conhecer. Tradição na cidade desde 1745, o ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados e com tochas, os farricocos, representam os soldados romanos.
Embora para algumas pessoas participar da cerimônia seja uma tradição, para outras, esse ano será a primeira vez na procissão. Para salvar os visitantes de primeira viagem de gafes e transtornos, preparamos uma listinha que promete ajudar a aproveitar melhor o evento.
- Sapato confortável
Pode parecer dicazinha clichê, mas é bem comum ver pessoas perdendo sapatos, arrebentando rasteirinhas, machucando o pé e até mesmo caindo durante a procissão. Então, evite sandálias abertas e leve um sapato confortável de preferência que proteja os pés.
- Tome cuidado no caminho
Como falado no item anterior, é bem comum ver acidentes no caminho, muitas vezes isso acontece porque o terreno da Cidade é irregular e para acompanhar os farricocos é necessário que o visitante caminhe de forma mais rápida. Além disso, as luzes do município são apagadas o que dificulta um pouco enxergar o caminho. Logo, todo cuidado se faz necessário.
- Tome cuidado com objetos
A Cidade de Goiás recebe muitos visitantes nesse período por causa da Procissão. Durante o percurso, por causa da quantidade de pessoas, se por acaso um objeto como relógio, celulares caírem no chão pode ser que ele seja pisoteado.
- Fique alerta com as tochas
Muito comum nesses eventos, são turistas querendo tirar fotos dos farricocos, o problema é o fogo das tochas podem causar acidentes. Embora os farricocos possuem treinamento para não ficarem próximos as pessoas quando as tochas estão acesas, tome cuidado você também e ajude evitar acidentes .
- Leve a sua garrafinha
Pode ser que bata aquela sede quando você está acompanhando a procissão. Se você não quer perder nenhum minuto da cerimônia por causa da vontade de tomar água, leve uma garrafinha e problema resolvido.
- Coma antes da Procissão
Segundo a Ludmilla Borges Pires, de 33 anos, moradora da Cidade, é muito comum ver turistas passando um apuro no fim da cerimônia. Depois do evento muitos restaurantes fecham. Então não deixe para matar a fome no final da Procissão, coma antes.
- Crianças
A ‘caminhada’ começa a meia noite de quinta-feira, um horário puxado para crianças. Além disso, a meninada pode ficar assustada com as vestes e as tochas dos farricocos, o barulho dos tambores, lembrando também que a cidade fica no escuro durante a cerimônia. Para os papais que querem ensinar desde cedo a cultura local para os baixinhos, acontece na quarta-feira mas às 17h o Fogaréuzinho que é uma procissão para crianças. A cerimônia começa em frente ao Museu das Bandeiras com tochas simbólicas e sem fogo. O percurso é bem menor e a ‘caminhada’ é mais tranquila.
(Foto: reprodução Postal Brasil)