Curiosidade histórica: criador do Tocantins ficou insatisfeito com a postura de Iris Rezende sobre a divisão do estado

O então Ministro da Agricultura, Íris Rezende era contra a criação do novo estado.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
f555a17c22453d9e96cd6ba1ee173ef3

O Antigo Norte de Goiás, atualmente se chama Tocantins. Com a descoberta de grandes jazidas de minério nessa região, passou a ser conhecido como uma das áreas que mais produzia ouro da capitania. Depois da queda da mineração virou sinônimo de atraso, um lugar sem estrutura, abandonado, em relação ao restante do estado.

A situação se estendeu até a década de 1980, quando, mais especificamente em 87 começaram as movimentações de lideranças políticas para a divisão do estado de Goiás em dois. O norte do estado goiano agora seria chamado de Tocantins.

to

Foto: Governo do Tocantins

Após a coleta de mais de 80 mil assinaturas populares, a Assembleia Constituinte recebeu o documento como reforço à proposta de criação do estado do Tocantins. Ao mesmo tempo foi criado o “Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins” que conquistou importantes adesões para a causa separatista.

O então deputado estadual e relator da subcomissão dos estados, José Wilson Siqueira Campos, redigiu e entregou ao presidente da casa a fusão de emendas criando o novo estado. Essa foi lida e aprovada no mesmo dia pela Assembleia Legislativa do estado de Goiás.

Então, no dia 5 de outubro de 1988 nasceu o mais novo estado da federação brasileira: o Tocantins, antigo norte de Goiás.

Foto: Governo do Tocantins

Íris Rezende, que governou Goiás pela primeira vez de 1983 a 1986 era, na época, ministro da Agricultura do governo José Sarney (15 de fevereiro de 1986 a 14 de março de 1990) e contrário a divisão do estado. 

Na ocasião, o ex governador e o deputado Siqueira Campos eram importantes lideranças que tinham muitas diferenças. Uma delas era que o deputado era pró ditadura e Iris Rezenda contra. 

Tudo isso fez com que o lider da criação do Tocantins ficasse profundamente chateado com o entrão Ministro da Agricultura.

O fato é que na região norte de Goiás a pobreza era algo catastrófico e realmente necessitava de um olhar mais atento. Sendo assim, o novo estado foi criado e irá completar 34 anos.

Íris Rezende governou Goiás pela segunda vez de 1991 a abril de 1994, quando Tocantins já existia.

 

Leia Também

Saiba como foi o processo de divisão de Goiás que resultou na criação do Tocantins

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Governo do Tocantins