Nova IA prevê data da morte com 74% de precisão

Inteligência Artificial pode analisar dados cadastrais das pessoas e prever eventos de vida com alta precisão

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 02 06 at 18.57.30

Isso é muito Black Mirror!
Um estudo foi publicado na revista Nature Computational Science, descrevendo a criação de uma inteligência artificial capaz de prever a data da morte de uma pessoa.

Pesquisadores das Universidades Técnica da Dinamarca (DTU), de Copenhague (ITU) e Northeastern utilizaram o chatbot chamado life2vec para realizar esse feito, analisando dados que indicam fatores relacionados a uma vida mais curta ou mais longa.

Precisão

O life2vec foi treinado com informações de 6 milhões de dinamarqueses entre 2008 e 2016, respeitando as leis de proteção de dados. Semelhante ao ChatGPT, os cientistas interagem com o chatbot fazendo perguntas simples, como “morte dentro de quatro anos?”, e o bot realiza previsões com uma precisão de aproximadamente 74%, conforme mencionado no artigo.

Os pesquisadores destacam a abrangência do conjunto de dados, que inclui informações sobre saúde, educação, profissão, renda, endereço e horário de trabalho ao longo de vários anos.

Eles enfatizam que o modelo permite a previsão de uma variedade de resultados, desde mortalidade precoce até nuances de personalidade. Ao utilizar métodos de interpretação de modelos de deep learning, os pesquisadores investigam o algoritmo para compreender os fatores subjacentes que influenciam as previsões.

Além da previsão da data da morte, a inteligência artificial tem sido empregada em outros estudos para antecipar eventos na vida das pessoas, como o risco de ataque cardíaco ou morte por câncer de pulmão.

 

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.