Adeus, anúncios políticos! Google põe fim ao impulsionamento eleitoral em 2024

Decisão entra em vigor em 1º de maio e significa que nenhum conteúdo de candidatos poderá ser impulsionado no Google Ads

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
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O Google decidiu banir o impulsionamento de conteúdo político nas Eleições 2024. Isso significa que nenhum anúncio de candidatos poderá ser promovido por meio do Google Ads, incluindo anúncios no buscador e no YouTube. A proibição vale a partir de 1º de maio em todo o País.

A medida deve atingir, especialmente, os candidatos menos conhecidos, que contam com a internet para alcançar eleitores. A decisão do Google foi motivada pelas regras aplicadas na disputa eleitoral deste ano, principalmente a exigência do artigo 27-A da resolução 23.732, de 27 de fevereiro de 2024, que demanda a manutenção de um repositório de anúncios impulsionados e a disponibilização de ferramentas de consulta.

Embora a exigência de prestar contas já existisse, o escopo foi ampliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e passou a atingir boa parte do conteúdo político-eleitoral. Com isso, o Google concluiu que não seria possível atender aos requisitos sem riscos e optou por não permitir o impulsionamento durante as eleições.

Importante ressaltar que a publicidade governamental não será afetada pela decisão. Segundo o entendimento do Google, a resolução do TSE se limita às eleições.

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