Agosto promete ser (muito) quente em Goiás; confira a previsão

Previsão de tempo indica queda crítica na umidade relativa do ar e aumento das temperaturas em diversas regiões do estado

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
WhatsApp Image 2024 07 30 at 22.20.06
Foto: Jucimar de Sousa)

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta devido à queda acentuada da umidade relativa do ar em várias regiões do estado, acompanhada de temperaturas máximas em elevação. Este cenário coloca diversas cidades em estado de alerta pelos riscos à saúde pública e pelo aumento potencial de queimadas.

Conforme o boletim divulgado pelo Cimehgo, a previsão para os próximos dias indica que a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos durante a tarde, variando entre 21% e 75%, dependendo da região. Em Anápolis, a umidade mínima deve ficar em torno de 22%, enquanto em Goiânia foi registrado o dia mais seco do ano, com apenas 15% de umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A situação de ar muito seco é comum nesta época do ano, mas a umidade tem caído progressivamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%, tornando os atuais índices alarmantes. Além da baixa umidade, está prevista uma queda nas temperaturas, o que pode agravar os efeitos do clima seco.

Para mitigar os impactos à saúde, é recomendado que a população aumente o consumo de líquidos, evite exercícios físicos entre 10h até às 16h, umidifique os ambientes, evite aglomerações em locais fechados e utilize soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Previsão do Tempo

Em Goiânia, o cenário é de sol predominante, com temperaturas que podem alcançar até 32ºC. A mínima prevista é de 15ºC, enquanto a umidade do ar oscila entre 21% e 75%. A capital não espera chuvas, reforçando a necessidade de precauções contra o clima seco, como a ingestão de líquidos e a utilização de protetor solar durante todo o dia.

As regiões Oeste e Norte devem ser as mais impactadas, com a umidade relativa do ar marcando 21%. Municípios como Firminópolis e Niquelândia também devem experimentar predominância do sol.

Os termômetros podem atingir 34ºC em Porangatu, Araguapaz e Aruanã, com mínimas que não devem ultrapassar os 17ºC. Em Quirinópolis, Goianésia e Itumbiara, são esperadas temperaturas altas, com máximas na casa dos 33ºC. Em Goiânia, as máximas são de 32ºC e as mínimas de 16ºC, enquanto em Anápolis, as temperaturas devem ser mais amenas, com mínimas de 15ºC e máximas de 29ºC.

Alerta de Incêndios

Outro destaque do boletim é o potencial risco para incêndios, que atingiu o nível de alerta “alto” para todas as regiões. Além da falta de chuva, essa combinação acende preocupações quanto aos mananciais goianos, que têm baixado gradativamente. O trecho do Rio Araguaia no distrito de Bandeirantes, por exemplo, tem apresentado níveis mínimos históricos, situação semelhante ao rio Paranã, que vem decaindo de forma acentuada.

 

 

 

Veja também:

10 melhores cachoeiras em Goiás para se refrescar no calor

Essas dicas vão salvar sua saúde durante essa temporada de calor

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.