Aliados, Caiado e Bolsonaro estarão em palanques opostos em Goiânia, Aparecida e Anápolis

Nos bastidores, aliados de Caiado garantem que as eleições deste ano não vão prejudicar uma possível aliança entre o governador e Bolsonaro em 2026. Leia esta e outras notícias na coluna Curtas.

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
ASDOHFAOPFHAPSFHAOSPF

Aliados, o governador Ronaldo Caiado (UB) já deixou claro que pretende contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer à Presidência da República em 2026. No entanto, pelo menos nas eleições municipais de 2024, os dois estarão em palanques opostos nos três maiores colégios eleitorais de Goiás.

Em Goiânia, o gestor estadual apoia a pré-candidatura do empresário Sandro Mabel (UB) à prefeitura. Bolsonaro, por sua vez, aposta no deputado federal Gustavo Gayer (PL) para concorrer ao cargo.

Situação semelhante ocorre em Aparecida de Goiânia, onde o prefeito Vilmar Mariano (UB) é o pré-candidato da base governista, enquanto o deputado federal Alcides Ribeiro (PL) é o nome do bolsonarismo. Os partidos de Caiado e Bolsonaro também vão se enfrentar em Anápolis. Eerizania Freitas (UB) é a pré-candidata apoiada pelo governador, ao passo que o suplente de deputado federal Márcio Corrêa, recém-filiado ao PL, conta com o respaldo do ex-presidente.

Reflexos
Nos bastidores, aliados de Caiado garantem que as eleições deste ano não vão prejudicar uma possível aliança entre o governador e Bolsonaro em 2026. No entanto, nomes mais alinhados ao bolsonarismo em Goiás afirmam que o governador não é o primeiro nome da fila para concorrer à presidência caso Bolsonaro continue inelegível.

Inusitado
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) terá um homem como presidente em Goiânia. O articulador político Jorge Dias recebeu o convite diretamente da direção nacional e aceitou conduzir a legenda nas eleições de outubro.

Placar
Jorge Kajuru (PSB) foi o único senador goiano favorável ao projeto que recria o seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT. Wilder Morais (PL) votou contra e Vanderlan Cardoso não participou da sessão, mas poderia ter votado de forma remota.

Animosidade
A saída da vereadora Aava Santiago da presidência do diretório do PSDB em Goiânia não foi tão amistosa quanto os tucanos tentam demonstrar. A parlamentar alega pediu para sair do comando da legenda para se dedicar à reeleição, mas, nos bastidores, existe um desconforto com sua falta de engajamento na pré-campanha do jornalista Matheus Ribeiro, que deve disputar a prefeitura pelo partido.

De cima
A coluna apurou que ordem para que Aava fosse destituída partiu do ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. Tucanos próximos do ex-chefe do Executivo garantem que a troca de comando já estava decidida há pelo menos dois meses, mas foi feita após o fim da janela partidária para impedir que a vereadora trocasse de legenda.

Separados
O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin podem também podem marchar em caminhos opostos em Goiânia. O PSB integra o bloco liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), que já anunciou apoio a Sandro Mabel. O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, tem Adriana Accorsi como pré-candidata à prefeita.

Legislativo:
A Câmara de Goiânia aprovou, em definitivo, o projeto de lei que institui a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia.

Ainda na Câmara, está em tramitação o veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) à emenda ao projeto da data-base de 2023 dos servidores públicos municipais.

Na Assembleia Legislativa, o Plenário chancelou o projeto de lei n° 2631/24, que institui o Dia Estadual do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal no Estado de Goiás, a ser comemorado anualmente no dia 8 de dezembro. A data tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição desses profissionais para a promoção da saúde bucal da população goiana. O autor é o pedetista Dr. George Morais. Também foi aprovada a matéria que prevê, em Goiás, a instituição da Política Estadual de Conscientização Sobre o Puerpério.