Artigo: “A epidemia de infertilidade” por Dr. Corival Castro

Dr. Corival Castro explica que atualmente existe uma epidemia de infertilidade

Luana Limongi
Por Redação Curta Mais
Dr. Corival Castro fala sobre infertilidade
Dr. Corival Castro (Foto: Acervo pessoal)

“A grande maioria das pessoas hoje conhece alguém que tem ou já teve dificuldade para engravidar ou até quem já fez um tratamento de reprodução. Cerca de 15% dos casais tem dificuldade para engravidar e muitos não tem noção que infertilidade é não se conseguir uma gravidez após um ano de tentativas.

O grande vilão dessa história é o tempo! É o tempo enorme que um casal leva tentando engravidar sem procurar ajuda médica, simplesmente deixando para amanhã, para o mês que vem, para quando Deus quiser.

É o tempo enorme que as mulheres ou os casais levam para iniciar as tentativas de engravidar. As moças hoje não mais pensam em casar e ter filhos, esse projeto fica pra depois dos estudos, depois do trabalho, depois dos primeiros anos de vida conjugal, depois de simplesmente aproveitar bastante a vida.

Infelizmente, porém, os óvulos não podem esperar tanto. Eles envelhecem rápido, tanto que, depois dos 34-35 anos, a sua capacidade de gerar um bebê cai vertiginosamente.

Neste mês de junho, Mês Mundial da Conscientização da Infertilidade, é importante que a população seja alertada, informada e conscientizada para a necessidade de preservar sua fertilidade e de pensar o quanto antes quais são seus planos em relação a ter o primeiro filho.

Minha única e mais importante orientação é: procure um especialista em reprodução humana para ter todas as orientações para planejar e preservar seu futuro reprodutivo, esse é um assunto muito sério e importante para se deixar ser ‘desorientado’ por conversas leigas e informações de origem duvidosa. O preço a se pagar por isso é muito caro e muitas vezes irreversível.”

Dr. Corival Castro. CRM-GO 4786. Especialista em Medicina Reprodutiva.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.