Onda de calor pode fazer Goiás atingir quase 40º nos próximos dias

Com previsões de temperaturas que poderão alcançar quase 40°C, especialmente em Goiás

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
calor Goiás
(foto:reprodução/internet)

Uma nova onda de calor está prevista para os próximos dias, elevando significativamente as temperaturas em todo o Centro-Sul do país. É esperado que a partir do próximo domingo (18), uma onda de calor extrema impacte intensamente o Centro-Oeste do Brasil, com previsões de temperaturas que poderão alcançar quase 40°C, especialmente em Goiás. Isso ocorre devido a uma massa de ar quente e seco que se estabilizou na região central do país, trazendo de volta o calor após um início de semana marcado por recordes de frio em algumas capitais, como Jataí, Mineiros, Catalão, Pires do Rio e, até mesmo, Goiânia, que alcançou 9,7°C no último domingo (11). 

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que mais da metade das capitais brasileiras devem registrar máximas acima de 30°C durante o fim de semana. Na capital goiana, as temperaturas devem variar entre 16°C nas madrugadas e 32°C durante as tardes. A região central de Goiás, que inclui também municípios como Anápolis, poderá registrar temperaturas mínimas de 14°C e máximas de 34°C. Nas regiões Norte e Oeste do estado, como em Porangatu e Minaçu, os termômetros podem alcançar até 37°C.

O fenômeno de massa de ar quente é semelhante às ondas de calor anteriores que atingiram o Brasil, onde o sistema intensifica a circulação de ventos quentes no interior, barrando o avanço de frentes frias.

O calor ganhará força a partir de sábado (17), com as temperaturas aumentando gradualmente nos dias seguintes. A expectativa é que a onda de calor se firme no domingo (18) e dure até a próxima quinta-feira (22). Há riscos ainda de queimadas, pois, além da presença da massa de ar quente, agosto é um mês que se aproxima do fim do inverno, normalmente já apresentando características típicas da primavera, como o aumento das temperaturas ao longo da tarde. O maior número de incêndios costuma ocorrer de junho a agosto, conforme o Senar Goiás, com a massa de ar quente agravando a temporada de seca, é necessário ter ainda mais cautela.

 

Baixíssima Umidade 

Além de elevar as temperaturas, a onda de calor também deve deixar o tempo ainda mais seco. Com a previsão de dias e noites mais quentes, a retenção de umidade no ar se torna mais difícil, o que pode resultar em quedas críticas.

A previsão é que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 20% em grande parte da região central do país, que será a mais impactada pela onda de calor. O Inmet destaca os baixos níveis de umidade previstos para o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, grande parte do Mato Grosso, Goiás e o oeste dos estados do Nordeste.

 

Fonte: Inmet/ Climatempo/ G1

 

Leia Também:

Nova onda de calor vai atuar sobre o Brasil a partir de domingo

10 melhores cachoeiras em Goiás para se refrescar no calor

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.