Carnaval do Jóquei Clube: matinês animavam o carnaval no centro da cidade

Família Arataque Consorte abriu álbum de fotografias e nos contou detalhes de outros carnavais

Julia Macedo
Por Julia Macedo
62d9c823cdc0ec1466423c7c4b9492b7

Confete e serpentina; purpurina e muito glamour! As folias pré-quaresma são conhecidas pelos goianos de outros carnavais. Muitos acreditam que Goiânia nunca soube o que esta festa significa. Mas em uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes existem histórias escondidas que revelam tradições resguardadas pelo tempo.

Nas décadas de 1950, o Jóquei Clube oferecia diferentes bailes e festivais à população goianiense, como as próprias Folias de Carnaval. Prova viva dessas charmosas organizações festivas são Fernanda Consorte e sua família. Em conversa com a goiana, ela nos forneceu detalhes e imagens sobre estes eventos.

Fernanda contou à nossa equipe que um de seus primeiros carnavais no Jóquei Clube foi em 1987. Com fantasias azuis em estampas de oncinha, ela se lembra de participar das matinês dedicadas às crianças. Com início as 15h da tarde e finalizadas as 18h, as folias infantis do Clube contavam com acirrados concursos de fantasias.

Carnaval

Carnaval

Quando a noite se aproximava e as crianças já haviam deixado os salões de baile, era cedida a vez aos adultos. Estes aproveitavam uma verdadeira folia animada pela apresentação de bandas locais. Segundo Zeiler Arataque, mãe de Fernanda Consorte, aquele era um dos carnavais mais animados de Goiânia. “Disputava bem com o do Country Clube”, relatam as goianas.

Carnaval

Ali se estendiam quatro intensas, divertidas e históricas noites de Carnaval. 

Carnaval

Frequentadores desde 1970, a família de Fernanda participava energicamente das atividades no Jóquei Clube. “Era sensacional, íamos pelo menos 3x na semana lá”, conta Fernanda. “Fiz parte da seleção de vôlei do Jóquei. Toda a família cresceu lá dentro.”

Jóquei

Imagens: acervo pessoal da família

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.

(Todos os direitos de imagem são reservados à família de Fernanda Arataque Consorte)