Chega de rolar na cama: Pegar no sono rápido não será mais um problema para você com essas dicas

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
2841eb0f7b7768bd7e708bfe4f4690fd

Sabe aquela sensação de cansaço que não passa e você fica contando os segundos para sair do trabalho e ir para casa dormir? Aí você chega em casa, veste aquele pijaminha, se deita e… Cadê o sono?! Isso é muito mais comum do que você imagina. A dificuldade para dormir pode ser motivada por vários fatores, como ansiedade, insônia, estresse, entre outros motivos que cada pessoa pode passar particularmente.

Já parou para pensar que para dormir, temos que antes fingir que estamos dormindo? Não, relaxa, isso não é uma aula de filosofia ou crise existencial. O nome disso é ‘latência do sono’, que basicamente é o tempo que leva uma pessoa a dormir. Desde o momento que fechamos os olhos até o completo estado de sono.

Segundo especialistas, esse tempo em que a pessoa cai no sono, deve durar no máximo 30 minutos. Esse é um fator muito importante quando se trata da qualidade do sono. Fora que, ao demorar para dormir, você pode desenvolver ou agravar problemas como a ansiedade. Por isso não é recomendável ficar na cama rolando no colchão até o sono aparecer, isso só vai fazer com que ele demore ainda mais.

Pensando nisso, o Guia Curta Mais preparou uma super lista com algumas dicas para você cair no sono rapidinho (valendo para hoje mesmo)!

Foto: Divulgação

1. VÁ FAZER OUTRA COISA

Se você já está cansado mas não consegue dormir, é apenas questão de tempo até que o sono venha. Se não consegue dormir, é apenas a ansiedade te atrapalhando. Vá fazer outra coisa, ler um livro, organizar seu quarto ou lavar a louça que tinha deixado para amanhã. 

 

Quando você menos esperar, puft, dormiu. Seu corpo já está cansado, então naturalmente ele irá se render ao sono iminente. 

 

2. EVITE COCHILOS

Essa dica é super simples de se entender. Digamos hipoteticamente que cada pessoa tem uma barrinha de sono diária que vai de 0 a 100. Se você cochilar uns 10 minutinhos, sua barrinha vai se encher um pouco, depois mais de 20 minutos, depois 40 minutos. Quando chegar a noite, você já preencheu toda sua barra de sono e simplesmente não tem o que dormir.

Isso não significa que você não pode cochilar. Claro que pode! Às vezes o sono vem muito rápido em ocasiões em que você não pode se dar ao luxo de um sono longo e saudável. Então não tem problema um cochilinho rápido.

Mas se lembre, evite cochilar várias vezes ao dia, e se cochilar, não pode passar de 30 minutos! Na dúvida, coloque o celular para despertar.

3. NADA DE TELAS!

Foto: Divulgação

Na falta de sono, é natural que a primeira coisa que você pense seja pegar o celular e rolar a tela do Instagram ou Tik Tok por hoooras. Mas isso não é uma boa ideia.

A razão é simples, a luz artificial do celular, tv ou computador é clara e lembra ao nosso cérebro a luz do dia. Então dificilmente você pegará no sono rapidamente com essas telas. Caso o aparelho tenha a opção de luz noturna (que deixa tudo mais escuro e amarelado), esse problema diminui um pouco.

O mais engraçado de tudo é que isso é um fator evolutivo. Nossos antepassados, homens da caverna, tinham como única luz durante a noite, as fogueiras, grandes e alaranjadas. Se acostumaram a dormir com a vermelhidão e amarelado que o fogo proporciona, logo, nosso cérebro se acostumou a descansar nessas condições. Então, se for usar alguma tela, ative o modo de luz noturna!

4. NÃO OLHE AS HORAS

Essa dica vale não somente para a hora de dormir, mas para quase tudo na sua vida! É prejudicial ficar controlando— ainda que sem querer — obsessivamente o relógio. Isso só vai aumentar a sua ansiedade, dificultando pegar no sono rapidamente.

O mesmo vale para caso você acorde durante a madrugada. Mais uma vez a ansiedade é a vilã da história! 

5. MARACUJÁ JÁ!

Foto: Divulgação

Muita gente não deposita muita confiança no maracujá, mas esse fruto tem real funcionamento quando o assunto é sono.

O maracujá possui compostos alcaloides e flavonoides, que atuam diretamente no seu cérebro, te deixando relaxo e consequentemente te levando ao sono. 

Lembrando que ele não precisa ser tomado quente (como diz o mito). Até porque isso seria impensável durante o calor. Você pode fazer um chá de maracujá, um suco, comer alimentos que utilizam do maracujá, ou até medicamentos como relaxantes que utilizem essa fruta na composição.

 

Agora é só vestir seu melhor pijama, se jogar no colchão e dormir sossegado e tranquilo!

 

Veja também:

> Prepare o guarda-sol e um copo d’água bem gelado, a onda de calor promete 40° em Goiás

> Essas dicas vão salvar sua saúde durante essa temporada de calor

> Calor também representa riscos à saúde de pets. Saiba sobre os cuidados com os bichinhos neste período.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.