Inscrições abertas em premiação que promove mulheres artistas de Goiás

Prêmio RevelArtes: Mulheres em Cena objetiva dar visibilidade à produção artística feminina goiana

Luana Limongi
Por Luana Limongi
Artistas
Foto: reprodução/internet

Com o objetivo de valorizar e promover a produção artística feminina em Goiás, a primeira edição do Prêmio RevelArtes: Mulheres em Cena está com inscrições abertas a partir dessa segunda-feira (20/05). A iniciativa, realizada pela Associação Cultura, Cidade e Arte, em parceria com a Plano V Eventos e Cultura e o Grupo Bastet, é destinada a mulheres cis ou trans que atuam em diversas áreas artísticas (teatro, dança, artes visuais, cultura popular, artesanato, música, literatura, performance, circo ou audiovisual) e residem em Goiás há pelo menos três anos.

O objetivo da premiação é dar visibilidade à produção artística feminina em Goiás, estimular o debate sobre a arte das mulheres na sociedade, valorizar e fortalecer mulheres artistas independentes na cena cultural goiana, revelar novos talentos femininos, produzir conteúdo virtual de arte feminina em diferentes linguagens e promover a cooperação entre os setores artístico e acadêmico.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 20/06/2024 pelo site. Três artistas serão premiadas, uma de Goiânia, uma da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e uma dos demais municípios de Goiás, cada uma recebendo R$1,5 mil e participando de um vídeo de 20 min, destacando sua trajetória e processo criativo. As vencedoras também participarão da premiação ao vivo e de uma discussão aberta sobre questões relacionadas à arte feminina. Tudo por meio do site, redes sociais e pelo canal do YouTube da Associação Cultura Cidade e Arte

A seleção será feita por uma comissão avaliadora que escolherá três finalistas de cada categoria, totalizando nove artistas. As vencedoras serão definidas por votação popular no site do prêmio. A premiação será transmitida ao vivo e contará com uma discussão aberta sobre arte feminina.

 

Mulheres na arte

O Prêmio RevelArtes: Mulheres em Cena foi idealizado por Márcia Pelá, presidente da Associação Cultura Cidade e Arte, e pela pesquisadora Daisy Caetano, com apoio de Patrícia Vieira e Marijara de Lima. O projeto visa promover a arte feminina feita em Goiás por mulheres cis ou trans, abordando questões de religiosidade, sociedade cisnormativa, racista e elitista. Márcia Pelá destaca a falta de visibilidade dessas artistas devido à estrutura patriarcal, enquanto Daisy Caetano acredita que a premiação estimulará a percepção do papel libertador da arte e a reflexão social.

 

Cultura, Cidade e Arte

A Associação Cultura, Cidade e Arte é uma ONG independente, apartidária e sem fins lucrativos, que visa a descentralização do conhecimento e a promoção de uma sociedade inclusiva e justa. Atua em parceria com setores públicos e privados, realizando eventos, cursos e ações experimentais. Entre seus projetos destacam-se o Festival de Artes de Goiás, a Mostra Multicultural Milton Santos e o projeto SBPC Vai à Escola. Em 2022, lançou a websérie “Revelartes: Mulheres em Cena”, destacando três artistas goianas e promovendo a visibilidade de outras mulheres da zona rural, periferia metropolitana e capital.

Prêmio RevelArtes: Mulheres em Cena

Inscrições: de 20/05 a 20/06 de 2024

Mais informações e edital completo no site.

Receba no seu WhatsApp as melhores dicas da cidade e as notícias mais interessantes em primeira mão!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.