Christopher Nolan emociona em discurso ao vencer pela primeira vez o Globo de Ouro

Ao receber o prêmio, o diretor emocionou ao desviar o foco de si mesmo e compartilhar palavras impactantes

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Nolan

O último domingo (07) foi de muita comemoração em Los Angeles, nos Estados Unidos. A 81ª edição do Globo de Ouro premiou alguns dos maiores nomes do cinema e da TV, e entre eles, uma pessoa em especial saiu mais feliz que o comum. O diretor Christopher Nolan celebrou uma vitória aguardada a muito tempo, ao receber seu primeiro prêmio pelo filme “Oppenheimer”.

Nolan já havia sido indicado anteriormente ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Direção por seus trabalhos em “Amnésia”, “Inception” e “Dunkirk”, mas não saiu vitorioso em nenhuma delas. Em 2024, competiu com grandes nomes, como Bradley Cooper por “Maestro”, Greta Gerwig por “Barbie”, Yorgos Lanthimos por “Pobres Criaturas” e Martin Scorsese por “Assassinos da Lua das Flores”.

O filme que conta a história de Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica, foi o maior vencedor entre os indicados de cinema, com cinco prêmios. Levando as estatuetas de Melhor Filme de Drama, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator em Filme de Drama (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante em Filme (Robert Downey Jr) e Melhor Trilha Sonora (Ludwig Göransson).

Assinado por Christopher Nolan, Oppenheimer é o primeiro filme do diretor a não ser distribuído pela Warner Bros - Foto: Reprodução

Assinado por Christopher Nolan, Oppenheimer é o primeiro filme do diretor a não ser distribuído pela Warner Bros – Foto: Reprodução

Discurso de Nolan
Ao receber o prêmio, o diretor, conhecido por obras como “Interestelar”, “A Origem” e “Tenent”, emocionou ao desviar o foco de si mesmo e compartilhar palavras impactantes.  Nolan dedicou seu prêmio ao ator Heath Ledger, que faleceu em 2008. No mesmo ano, o diretor comandou o sucesso Batman: O Cavaleiro das Trevas, quando o ator interpretou de forma icônica o vilão Coringa.

Heath Ledger faleceu aos 28 anos, antes mesmo que o filme fosse lançado oficialmente. O ator venceu o Globo de Ouro daquele ano na categoria de melhor ator coadjuvante, e Nolan recebeu o prêmio por ele.

“A única vez em que eu estive nesse palco foi aceitando um desses (prêmios) em nome de nosso querido amigo Heath Ledger, o que foi complicado e desafiador para mim”, disse o diretor, em seu discurso ao receber a estatueta por Oppenheimer.

Imagens dos bastidores da gravação de "Batman O Cavaleiro das Trevas", onde Nolan dirigiu Heath Ledger, como Coringa - Foto: Reprodução

Imagens dos bastidores da gravação de “Batman O Cavaleiro das Trevas”, onde Nolan dirigiu Heath Ledger, como Coringa – Foto: Reprodução

Ele mencionou o apoio e amor expressos por Robert Downey Jr, que foi chave importante no elenco de Oppenheimer. Nolan também reconheceu que, como diretor, o prêmio não pertence apenas a ele, mas a todas as pessoas envolvidas na criação do filme. “Eu achei que seria mais simples aceitar por mim mesmo. Mas, como diretor, eu descobri que eu só posso aceitar isso em nome de outras pessoas. Como diretores, reunimos as pessoas e tentamos fazer elas darem seu máximo”, completou.

O diretor também agradeceu Cillian Murphy, protagonista do filme, com quem trabalha há 20 anos, e o restante do elenco e produção.

Assista ao discurso na íntegra.

Oppenheimer
Lançado em julho de 2023, batendo de frente com o aguardadíssimo, Barbie, de Greta Gerwig, “Oppenheimer” narra os eventos que levaram à criação da bomba atômica e os desastres ocorridos em Hiroshima e Nagasaki durante a década de 1940, deixando um impacto devastador de destruição e morte.

O filme mostra uma perspectiva pessoal, de Robert Oppenheimer, físico e cientista responsável pela criação.

“Oppenheimer” levou para casa 5, das 9 estatuetas da qual estava indicado no Globo de Ouro 2024.

Oppenheimer é estrelado pelo astro Cillian Murphy

Oppenheimer é estrelado pelo astro Cillian Murphy – Foto: Reprodução

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.