Conheça a cidade goiana que é considerada a esmeralda turística e econômica do Vale do São Patrício

Descubra Goianésia: da rica história das fazendas à ascensão econômica, uma joia turística em ascensão no Vale do São Patrício

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
eca0644eda7a29984dc06f71bd99e411

Goianésia, a “Princesa do Vale do São Patrício”, é uma cidade surpreendente ainda a ser explorada por muitos viajantes. Situada a 182 km de Goiânia, essa cidade de aproximadamente 71 mil habitantes, segundo dados do IBGE, não é apenas um polo produtor de cana-de-açúcar de destaque nacional, mas também um destino recheado de atrações turísticas cativantes.

O município, que se estabelece como um eixo vital de Goiás com sua localização na GO 080, serve como ponto estratégico para aqueles que viajam em direção ao Norte e Noroeste do estado, abrindo caminho para locais como Uruaçu e São Miguel do Araguaia.

Com 36 bairros e uma rica tapeçaria histórica, a cidade tem suas raízes mergulhadas em terras de fazendas icônicas como Calção de Couro e São Bento. Foi Laurentino Martins Rodrigues, um visionário mineiro, que, ao comprar uma parcela da fazenda Calção de Couro, deu início ao povoado que, em 1949, evoluiria para o distrito de Goianésia.

Ao longo dos anos, Goianésia passou por diversas metamorfoses econômicas. Do ápice da lavoura de café à crise do setor, a cidade sempre se reinventou. Na década de 70, apesar de uma economia sustentada pela pecuária e cultivos variados, foi a cana-de-açúcar, introduzida em 1968, que mais tarde, com a fundação da destilaria Goianésia Álcool S/A em 1980, consolidou sua posição na economia regional.

Hoje, Jalles Machado S/A, anteriormente conhecida como destilaria Goianésia Álcool, junto com a Unidade Otávio Lage e a Codora Energia, sustentam a economia local. E a cidade, além de ser um polo econômico, é um mosaico cultural com uma população diversa, mas unida em sua hospitalidade e ordem.

Para os entusiastas do turismo, Goianésia oferece uma série de pontos de interesse: desde a serena Lagoa Princesa do Vale até a histórica Paróquia Nossa Senhora da Abadia, sem esquecer as maravilhas do Museu Histórico Mário Augusto Alves. E para aqueles que buscam uma aventura mais natural, a Cachoeira Paraíso nas proximidades é uma visita obrigatória.