Descubra a história de Goiás: explore 4 fascinantes Museus durante as férias

Conheça tesouros culturais em Goiânia, Cidade de Goiás e Pires do Rio, museus que preservam a memória desde o período colonial até as décadas de 1930 e 1940.

Cris Soares
Por Cris Soares
img 20191221 111612276
Museus imperdíveis do Governo de Goiás para conhecer nas férias: programação para toda família/Foto interna do Museu Palácio Conde dos Arcos

Durante as férias escolares, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) oferece aos visitantes a oportunidade de explorar quatro museus fascinantes em diferentes regiões de Goiás. Esses espaços, localizados em Goiânia, cidade de Goiás e Pires do Rio, são tesouros culturais que preservam expressões históricas desde o período colonial até as décadas de 1930 e 1940.

Museu Palácio Conde dos Arcos - Cidade de Goiás

O Museu Palácio Conde dos Arcos, construído no século XVIII como a residência exclusiva do governador Dom Marcos de Noronha, é um testemunho vivo do período colonial. Aberto de terça-feira a sábado, das 08h às 17h, e aos domingos e feriados, das 08h às 13h, oferece aos visitantes uma experiência imersiva na história da região.

Foto: Secult

Museu Pedro Ludovico - Goiânia

A antiga moradia do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, é agora o Museu Pedro Ludovico. Construída entre 1934-1937 em estilo Art Dèco, a casa é uma parte integrante do traçado urbano da cidade. Visitas guiadas, disponíveis mediante agendamento, proporcionam uma visão única da história da capital, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Foto: Secult

Museu da Imagem e do Som de Goiás - Goiânia

Localizado na Praça Cívica, o Museu da Imagem e do Som de Goiás oferece uma imersão na cultura audiovisual. Com uma rica coleção de áudio e imagem, incluindo discos, fitas cassete e documentos fotográficos, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e em janeiro, estende seu horário para os fins de semana.

Foto: reprodução internet

Museu Ferroviário Pires do Rio

Em Pires do Rio, o Museu Ferroviário é um destino imperdível para os entusiastas da história ferroviária. Abrigando uma coleção valiosa de locomotivas a vapor, balanças e objetos dos séculos XIX e XX, o museu também apresenta a Coleção Jacy Siqueira, composta por livros, fotografias e documentos doados pela família do escritor. Aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, e com agendamento aos sábados, domingos e feriados, é uma viagem cativante ao passado ferroviário da região.

Foto: reprodução internet

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.