Estudo aponta que gostar de ficar sozinho é sinal de inteligência

É fato que enfrentar a solidão não é fácil, mas tem muita gente que convive bem com isso e até gosta de ficar sozinho; entenda o porquê

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
94e1f05305a9fb25c6eebbb759915506

É fato que enfrentar a solidão não é fácil, mas tem muita gente que convive bem com isso e até gosta de ficar sozinho. É natural pensar que aquelas pessoas mais sociáveis ​​são mais felizes, afinal, estar cercado de amigos, fazer boas conexões e passar momentos de qualidade com aqueles que gostamos costumam melhorar o ”astral”, certo? Porém, parece que o cenário é diferente para pessoas altamente inteligentes. Nesse caso, socializar com amigos não aumenta o nível de satisfação com a vida para elas.

Uma pesquisa publicada pelo British Journal of Psychology, revela que preferir passar o tempo sem se socializar é um traço de pessoas que têm sabedoria ‘’acima do normal’’.

Uma das explicações pode ser resultado da evolução humana: as pessoas mais inteligentes podem ter se adaptado mais facilmente a um mundo moderno, em que fazer parte de um grupo em troca de alimento, abrigo e proteção não é mais necessário.

Outra teoria envolve o lado aspiracional. Quanto mais inteligente a pessoa for, mais focada ela será em seus objetivos de longo prazo e, por isso, se socializar com os amigos pode ser visto como uma distração, porque quando você está fora de casa, se divertindo, não está produzindo.

A pesquisa

O site Inc. divulgou que pesquisadores acompanharam pessoas entre 18 e 24 anos e perceberam que a grande maioria ficava mais feliz conforme socializava com maior frequência. Entretanto, a história mudava entre o grupo considerado altamente inteligente, que se sentia menos feliz com a socialização.

Vale ressaltar que esse é apenas um estudo com um número limitado de pessoas. Mas mostra porque alguns indivíduos preferem se dedicar a um projeto ou a aprender algo novo e se distanciar de possíveis distrações.

 

*Fonte: Revista PEGN

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.