Famílias goianas recebem doações da safra de Pequi 2024

Iniciativa é uma parceria da Emater e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que visa auxiliar na alimentação de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
image
Foto: Diomício Gomes

Emater Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) firmaram um termo de doação da safra de pequi de 2024. A iniciativa, assinada pelo presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, e pela diretora geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, tem como objetivo contribuir para a alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.

A assinatura do termo ocorreu durante uma visita da diretora geral da OVG e sua equipe à sede administrativa da Emater. “O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do Estado de Goiás. No ano passado, a produção bateu recorde. Colhemos mais de 10 toneladas e, devido à alta produção, doamos 7,5 toneladas para o Banco de Alimentos da OVG”, relembrou Rafael Gouveia.

Adryanna Caiado comemorou a parceria, destacando a importância das doações para manter o trabalho junto às famílias assistidas pela instituição. “O Banco de Alimentos da OVG hoje conta com as doações de empresas e instituições para garantir alimentos de qualidade na mesa de milhares de goianos em todo o estado”, ressaltou.

Frutos que serão doados são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado, em Goiânia (Foto: Emater)

Durante a visita, Gouveia convidou a diretoria da OVG para conhecer o viveiro de mudas de pequi e o jardim clonal, localizados na sede da Emater. Os frutos que serão doados são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado, em Goiânia, onde há cerca de mil pés de pequi. Além disso, a Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, com diversas variedades clonadas e enxertadas.

As plantas do banco de germoplasma estão distribuídas nas unidades de pesquisa da Emater em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu.

A OVG, entidade sem fins lucrativos, proporciona dignidade e respeito por meio de programas sociais, beneficiando diversos segmentos da população, como crianças, adolescentes, idosos, estudantes, gestantes, vítimas de queimaduras e famílias em situação de vulnerabilidade social em todos os 246 municípios goianos. O Banco de Alimentos da OVG beneficiou milhares de pessoas em Goiás no ano passado, doando 1,2 mil toneladas de alimentos in natura e quase 500 mil pacotes de frutas desidratadas e Mix do Bem.

Os alimentos doados passam por um rigoroso processo de separação e higienização antes de serem distribuídos para garantir a qualidade dos produtos. A equipe do Banco de Alimentos também orienta as famílias e entidades sociais sobre como evitar o desperdício de frutas e hortaliças, além de cuidados com a higienização e armazenamento dos alimentos.

 

 

 

Veja também:

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.