Fica 2024 é a edição com mais filmes inscritos em toda a história do festival em Goiás

Inscrições de filmes praticamente dobraram em relação à edição anterior; saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
fica 2024
Foto: divulgação Secult

O 25ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi a edição com mais inscrições de filmes brasileiros e estrangeiros em comparação com todas as edições anteriores.

Os números recordes de inscrições em cada categoria revelam a solidificação do festival e a relevância do tema escolhido. O Fica acontece entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Goiás, e é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Nesta edição, foram 1.078 filmes inscritos, em comparação com 540 obras no festival de 2023. O montante representa praticamente o dobro em relação à edição anterior.

Além disso, nesta 25ª edição, 76 países, de todos os continentes, com exceção da Antártica, submeteram propostas de filmes para a Mostra Internacional Washington Novaes, contra 24 países da edição do ano passado. No Brasil, 26 dos 27 estados participaram da seletiva.

No total, foram 459 filmes brasileiros, 560 estrangeiros e 121 filmes goianos disputando as inscrições. Só para se ter uma ideia, a primeira edição contou com 154 inscrições, sendo que a média entre todas as edições do festival é de cerca de 400 filmes inscritos. Os países mais bem representados foram Brasil, Irã, Índia e Estados Unidos, já os estados foram São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A mostra Washington Novaes concentra o maior número de inscritos, com 900 propostas, em seguida a mostra do Cinema Goiano, com 57 produções, já a mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, mesmo sendo inédita nesta edição, recebeu 50 filmes inscritos, e a mostra Becos da Minha Terra ficou com 12 propostas inscritas, o que revela o fortalecimento da produção audiovisual da cidade de Goiás. O festival vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas.

O diretor de programação do festival, Pedro Novaes, considera a visibilidade do festival e o propósito ao qual ele se propõe como impulsionadores desse aumento significativo de inscritos: “Acho que são três coisas: a recuperação da imagem do FICA como um festival extremamente relevante, o fato da questão ambiental estar no centro do debate político e, ainda, o uso de uma nova plataforma para as inscrições, a Film Freeway, onde já estão centenas de outros festivais internacionais importantes”, avalia.

Evento multicultural

O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

Saiba mais aqui:

 

Serviço:

25ª Edição Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)

Quando: de 11 a 16 de Junho

Onde: Cidade de Goiás

Atrações Musicais:

Sandra de Sá

Ira!

Silva

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.