Goiânia antecipa o futuro e prepara o primeiro heliponto para carros voadores

Goiânia inova com um heliponto para carros voadores, refletindo avanços tecnológicos em mobilidade urbana. Inauguração está prevista para 2026

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Protótipo do eVTOL, produzido pela Eve na fábrica da Embraer, em Taubaté (SP) Divulgação Embraer
Protótipo do eVTOL, produzido pela Eve na fábrica da Embraer, em Taubaté (SP) Divulgação Embraer

Goiânia, que está na vanguarda da inovação urbana,  já se prepara para receber os carros voadores do futuro em seu tecido urbano. A cidade está desenvolvendo seu primeiro heliponto projetado especialmente para acomodar os eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), com previsão de estar operacional em 2026.  O movimento coloca Goiânia em sintonia com as tendências globais de mobilidade urbana e sustentabilidade.O  heliponto vai compor o edifício  Cidade Opus, no  Setor Marista,

A Embraer, através de sua subsidiária Eve Air Mobility, está liderando a revolução da mobilidade aérea no Brasil, com a montagem do primeiro protótipo de eVTOL prevista ainda para este semestre em Taubaté, São Paulo. Este avanço tecnológico representa um salto significativo para o transporte, oferecendo uma alternativa ecológica aos helicópteros tradicionais e prometendo transformar o conceito de táxi aéreo nas áreas urbanas.

O Brasil se destaca como um mercado-chave para essa nova era de transporte, antecipando a integração de cerca de 780 eVTOLs em seu espaço aéreo urbano, baseado em compromissos firmados com a Eve e outras empresas internacionais. Goiânia, por sua vez, não está apenas acompanhando essa tendência, mas se antecipando, garantindo que o complexo imobiliário Cidade Opus esteja equipado com um heliponto atualizado, pronto para receber tanto os carros voadores quanto entregas aéreas.

Com a previsão de que os eVTOLs se tornem uma parte integrante dos serviços de transporte urbano, operando de maneira similar aos atuais aplicativos de transporte e táxis aéreos, Goiânia está se posicionando como uma cidade líder em adotar soluções futuristas que combinam conveniência, eficiência e sustentabilidade.