Goiânia recebe curso inédito voltado para tratamento de pacientes autistas
Nova turma já esta sendo formada

Pensando nas dificuldades que pais de autistas podem enfrentar as neuropsicólogas Raquel Borges Magalhães e Glauce Karine Conti trouxeram para Goiânia o “Curso de Aprimoramento: Introdução aos princípios da Terapia ABA – Intervenção em pessoas com desenvolvimento atípico.” O ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada) é comprovadamente o mais promissor tratamento para indivíduos autistas.
A iniciativa para a realização do curso é resultado de pesquisas que apontam a capacitação dos pais como fundamental para o avanço nos tratamentos. Segundo estatísticas 1 a cada 68 crianças vive no mundo do autismo. Levantamento realizado nos Estados Unidos com 180 crianças, com idade entre 3 e 7 anos, apontou que preparar os pais é fundamental para o desenvolvimento.
O curso tem oito módulos e o corpo docente conta com professores formados pela USP. A primeira turma já foi formada, mas uma segunda esta sendo formada.
Serviço:
Curso de Aprimoramento: Introdução aos princípios da Terapia ABA
Informações para abertura da segunda turma: (62)8111-9013 ou [email protected]
O ABA
O tratamento trabalha o ensino intensivo das habilidades necessárias para desenvolvimento da independência e uma melhor qualidade de vida. Entre os pontos mais trabalhados estão questões ligadas a comportamentos sociais como contato visual, comunicação, leitura, escrita e atividades diárias como higiene pessoal.
Saiba mais sobre o autismo:
Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse:
1) Antes de tudo sou uma criança – O autismo é apenas um aspecto da minha personalidade. Me julgar apenas como autista é como julgar alguém como ‘gordo’ ou ‘feio’. Isso não define ninguém, como o autismo não me define.
2) Minhas percepções sensoriais estão desorganizadas – Todos os meus sentidos são aguçados. Eu escuto, sinto cheiros e vejo tudo mais que você. Não é que eu não queira sair e interagir com as pessoas, mas lugares com muitas pessoas, barulhos ou cheiros deixa meu cérebro confuso e eu não consigo organizar tudo isso na minha cabeça.
3) Por favor, fale claramente comigo – Vocabulário pode ser um grande desafio para mim. Não é que eu não escute, eu só não consigo te entender. Em de falar muitas coisas fale claramente o que quer e diretamente comigo. Use palavras fáceis.
4) Eu interpreto tudo literalmente – Você precisa dizer tudo com as palavras exatas. Quando você diz “Segura as pontas!” eu fico confuso. Diga “Espere até eu voltar”. Gírias, trocadilhos, nuanças, duplo-sentidos, inferências, metáforas, alusões e sarcasmos não fazem sentido para mim.
5) Seja paciente com meu vocabulário limitado – É difícil dizer o que estou sentindo quando eu não conheço as palavras corretamente. Fique atento a minha linguagem corporal, isolamento e agitação indicam que algo esta errado.
6) Como linguagem é muito difícil pra mim, eu me oriento pela minha visão – Se você me mostrar como fazer uma coisa eu vou entender melhor do que se você apenas falar. E, por favor, se prepare para repetir varias vezes. Repetições me ajudam a aprender. Uma “agenda visual” é de grande ajuda ao longo do meu dia. Eu não perco a necessidade de algo assim quando ficar mais velho, mas meu “nível de representação” pode mudar.
7)Procure construir coisas a partir do que eu posso fazer – Procure pelas minhas virtudes e você vai encontrá-las. Existe muito mais do que só um jeito “certo” para fazer a maioria das coisas.
8) Me ajude nas interações sócias – Não é que eu não queira brincar, mas muitas vezes eu não sei como começar uma conversa. Você pode me ajudar encorajando outras crianças a me convidar para brincar. Eu posso ficar muito feliz com isso.
9) Tente identificar o que me deixa nervoso – Meus ataques, como chamam, são muito piores pra mim do que pra você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos ficou sobrecarregado. Se você descobrir e evitar o que provoca isso pode me ajudar muito. Faça anotações sobre as situações, horários, pessoas e atividades. Pode surgir um padrão.
10) Me ame acima de tudo – Veja as minhas qualidade e me ajude com isso. Eu não escolhi ter autismo, mas se você me ajudar tudo pode ser muito melhor. Eu prometo a você, eu valho a pena. E por ultimo, três palavras: Paciência, paciência e paciência. E eu tenho muitas qualidades. Já percebeu que eu não minto, trapaceio, zombo de meus colegas ou julgo as pessoas? E com a minha atenção aos detalhes posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh.
Fonte: Livro Ten Things Every Child with Autism Wishes You Knew (2005, Future Horizons)