Goiás ganha 210 mil novos eleitores para as Eleições 2024

Estado conta com mais de cinco milhões de pessoas aptas a votar neste ano. Leia esta e outras notícias na coluna política do Curta Mais

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Número de eleitores goianos ganhou reforço para as Eleições 2024. (Foto: TSE)
Número de eleitores goianos ganhou reforço para as Eleições 2024. (Foto: TSE)

Goiás registrou um aumento significativo no número de eleitores no Estado. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado goiano cresceu de 4.870.325 em 2022 para 5.081.264 pessoas aptas a votar nas Eleições 2024, um acréscimo de 210.939 novos eleitores, o que representa um crescimento de 4,33%.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro e, o segundo turno, caso ocorra, será realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Maiores colégios eleitorais
Na contramão da totalidade no Estado, Goiânia, Aparecida e Anápolis registraram queda no eleitorado. A capital perdeu 7.124 eleitores na comparação com 2022 e, atualmente, conta com 1.029.576 pessoas aptas a votar nas próximas eleições. Em Aparecida, o número caiu de 345.994 para 335.021, ao passo que, em Anápolis, a queda foi de 292.714 para 286.946.

Alianças
O PT garante que o candidato a vice-prefeito na chapa de Adriana Accorsi será de outro partido. PSD e Solidariedade, cujos pré-candidatos a prefeito são Vanderlan Cardoso e Rogério Cruz, continuam na mira dos principais aliados políticos da petista. Tanto o senador, quanto o atual prefeito afirmam que não irão desistir do pleito.

Não gostou
Anunciado como vice na chapa do PL, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues reagiu às críticas de que Gustavo Gayer, pré-candidato a prefeito, estaria distante das articulações políticas da disputa. Segundo ele, Gayer tem priorizado, no momento, seu mandato de deputado federal e vai começar a atuar mais ativamente na pré-campanha nas próximas semanas.

Segurança
Somente dois goianos votaram contra derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proibição da saída temporária de presos em feriados: Adriana Accorsi e Rubens Otoni. Com a derrubada do veto, fica mantido o entendimento de que só estão autorizados a sair os detentos que cursarem supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Não desistiu
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), ainda tenta fazer de sua esposa, Mayara Mendanha (PL), candidata à vice-prefeita de Goiânia na chapa de Sandro Mabel (UB). A coluna apurou que o ex-gestor articula diretamente com dirigentes nacionais do partido. Falta combinar com a cúpula da legenda em Goiás, leia-se Wilder Morais, Gustavo Gayer e Fred Rodrigues, que não aprovam, inclusive, a presença da ex-primeira dama no PL.

Articulações
Com Max Menezes definido como pré-candidato a vice na chapa de Alcides Ribeiro (PL), em Aparecida de Goiânia, o prefeito Vilmar Mariano (MDB) corre contra o tempo para escolher seu companheiro de chapa. Leandro Vilela é o nome mais cotado, mas Valéria Pettersen também é vista como opção.

Legislativo
O deputado estadual Lucas Calil (MDB) apresentou projeto para incluir temas e atividades relacionadas à cidadania no plano curricular escolas de ensino fundamental e médio. O objetivo, segundo o parlamentar, é “fomentar a formação cidadã dos alunos, preparando-os para contribuir na construção de uma sociedade democrática, justa, solidária e sustentável”. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Na Câmara de Goiânia, o projeto do vereador Willian Veloso (PL) que institui o uso do “Cordão AVC Estrela” para identificação de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi aprovado pela CCJ. O parlamentar acredita que as pessoas que foram acometidas por AVC enviarão uma mensagem discreta para as equipes dos estabelecimentos públicos ou privados de que elas poderão necessitar de suporte especial em virtude de suas limitações.