Homens que se casam com mulheres inteligentes têm menos chances de desenvolver demência, indica estudo

Pesquisadores apontam que a inteligência da parceira pode atuar como um fator de proteção contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
casal apaixonado beijo 0816 1400x800.jpg

Uma pesquisa da Universidade de Aberdeen sugere que a escolha de uma esposa inteligente pode prolongar a vida dos homens e protegê-los contra doenças neurodegenerativas.

Durante uma palestra intitulada “Demência: Como podemos nos proteger?”, o professor Lawrence Whalley, especialista em saúde mental na Universidade de Aberdeen, destacou que casar-se com uma parceira inteligente pode ser um fator crucial na prevenção de demência. Segundo ele, a inteligência feminina estimula as capacidades mentais do marido, ajudando a retardar ou evitar o desenvolvimento de doenças como Alzheimer.

O estudo analisou gêmeos idênticos e concluiu que homens casados com mulheres intelectualmente desafiadoras tendem a viver mais e apresentar menor risco de desenvolver condições neurodegenerativas. Além disso, dados sugerem que, mesmo quando alguns homens exibem sinais físicos de demência em exames, eles não manifestam sintomas devido à estimulação mental contínua proporcionada por suas esposas.

Esses resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, como a realizada pela Universidade da Califórnia em Berkeley, que apontou que atividades desafiadoras para o cérebro, como palavras cruzadas, também são eficazes na prevenção dessas doenças.

A pesquisa sugere que valorizar a inteligência feminina ao escolher um parceiro pode não apenas beneficiar a saúde mental e física dos homens, mas também trazer impactos positivos para toda a sociedade, promovendo relacionamentos mais saudáveis e ambientes mais favoráveis para as futuras gerações.

 

 

 

 

 

Leia mais:

7 sinais de que você pode ser uma pessoa chata e ainda não se tocou

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.