Instituto Cajuzinhos do Cerrado busca apoio para retomar atividades e garantir educação musical a jovens de Goiás

Referência em inclusão cultural, o Instituto oferece aulas de música para crianças e jovens das periferias e zonas rurais de Goiânia e Teresópolis de Goiás, mas enfrenta dificuldades financeiras para manter suas atividades; saiba como ajudar

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
WhatsApp Image 2024 08 20 at 08.03.02
Foto: Júlia Borges

No mês de julho, o Instituto Cajuzinhos do Cerrado, referência em educação musical para crianças e jovens das periferias e zonas rurais de Goiânia e Teresópolis de Goiás, paralisou as atividades por falta de recursos.

Fundado em 2017 pelo educador musical Igor Viana Monteiro, o Instituto Cajuzinhos do Cerrado surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à cultura musical, oferecendo aulas de música transdisciplinar e promovendo o desenvolvimento psicossocial dos estudantes.

Ao longo dos anos, o projeto cresceu e se consolidou, ganhando reconhecimento por sua atuação transformadora na vida de crianças e jovens.

Atualmente, o Instituto oferece cerca de 200 vagas para cursos em Coral, Orquestra, Canto, Violino, Viola Clássica e Violoncelo. No entanto, para continuar atendendo seus mais de 130 inscritos e voltar a funcionar, o Instituto doações.

Nos primeiros anos de sua fundação, o Instituto cresceu rapidamente, participando do Festival Internacional de Música em Trancoso, na Bahia, em 2018, e firmando uma parceria com a Universidade Federal de Goiás em 2019, que passou a oferecer estrutura física para as aulas como projeto de extensão.

Em 2021, o projeto expandiu-se para Teresópolis de Goiás, incorporando novos instrumentos e modalidades de ensino, com a entrada dos primeiros recursos financeiros.

Segundo Igor Monteiro, idealizador e atual diretor presidente do Instituto, o nome Cajuzinhos do Cerrado não apenas reflete a infância com a qual o projeto se relacionava inicialmente, mas também faz uma conexão profunda com a região do Cerrado, de onde o projeto nasceu.

“O Cajuzinho do Cerrado, uma árvore nativa desse bioma, simboliza a resiliência e o crescimento apesar das adversidades. Essa metáfora está alinhada com a missão do Instituto de superar desafios e continuar a produzir frutos no campo da educação musical”, afirma.

Foto: Júlia Borges

Igor relata que o projeto é uma extensão de sua própria trajetória, que inclui sua infância no Nordeste, suas experiências como estudante e músico, e seu desejo de oferecer um espaço onde seus alunos possam ser autênticos, respeitados e ouvidos.

“Agora, o Instituto Cajuzinhos do Cerrado precisa do apoio da comunidade e de patrocinadores para continuar a promover a educação musical e transformar a vida de centenas de jovens em Goiás. O Instituto convoca todos aqueles que acreditam no poder transformador da música a se juntarem nesta causa”, diz

Além da ajuda de instituições públicas e privadas, o instituto também está recebendo doações de pessoas da sociedade civil.

Foi criado uma rifa solidária para angariar recursos para a instituição. As doações podem ser feitas pelo link AQUI

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.