Manhã, tarde ou noite? Especialistas respondem qual é o melhor horário para praticar atividades físicas

Pesquisas indicam que existem horários mais eficazes para maximizar o rendimento e os benefícios dos treinos; saiba quais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
Depositphotos 227015460 s 2019

A prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde do corpo e da mente. No entanto, o momento do dia escolhido para se exercitar pode influenciar os resultados obtidos, de acordo com os objetivos pessoais. Pesquisas indicam que existem horários mais eficazes para maximizar o rendimento e os benefícios dos treinos.

Independentemente do horário, o essencial é manter uma rotina constante de exercícios. Especialistas afirmam que o corpo se adapta ao horário escolhido, levando a resultados mais consistentes ao longo do tempo. Portanto, o melhor momento para se exercitar é aquele que se ajusta à sua rotina diária e que você pode manter regularmente.

Para quem busca prevenir doenças cardíacas e derrames, o período entre 8h e 11h é ideal, conforme orientam profissionais da saúde. Exercitar-se pela manhã pode ajustar o ritmo circadiano, promovendo um sono profundo e, consequentemente, um melhor ganho muscular.

Os benefícios dos exercícios matinais incluem:

  • Queima de gordura (especialmente em jejum);
  • Aumento de energia ao longo do dia;
  • Melhora do humor devido à liberação de endorfinas;
  • Melhora da saúde mental e capacidade de atenção;
  • Melhoria na tomada de decisões.

Um estudo da Skidmore College, nos EUA, mostrou que mulheres que se exercitam pela manhã tendem a perder mais gordura abdominal do que aquelas que se exercitam à noite.

Benefícios de Exercícios à tarde ou noite

Se o objetivo é controlar o açúcar no sangue e melhorar a saúde cardiovascular, a tarde é o período mais recomendado. Exercitar-se nesse horário também é eficaz para controlar a pressão alta e o diabetes. Além disso, o corpo possui mais energia durante a tarde e a noite, o que pode favorecer o fortalecimento muscular e a perda de peso.

De acordo com a mesma pesquisa da Skidmore College, exercícios no final do dia ajudam a reduzir a pressão arterial, o colesterol, a gordura corporal e a sensação de fadiga mais eficazmente do que os realizados pela manhã.

O professor Rafael Casuso, da Universidade Loyola Andaluzia, na Espanha, destacou em seu artigo para o The Conversation, site especializado em divulgação científica, que o melhor horário para treinar depende dos objetivos individuais. O mais importante é manter uma rotina de exercícios que se adapte ao seu estilo de vida. Assim, independentemente do momento escolhido, a constância e a adaptação do corpo garantem os resultados desejados.

 

 

*Com informações portal Olhar Digital

Veja também:

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.