Dia Mundial do Meio Ambiente: empresas goianas promovem sustentabilidade e conscientização

Essas ações destacam o compromisso das empresas no dia Mundial do Meio Ambiente, incentivando a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental Essas ações destacam o compromisso do McDonald's com a preservação ambiental, incentivando a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

Cris Soares
Por Cris Soares
meio ambiente empresas goianas
Horta produzida através dos incentivos das empresas estabelecidas em goiânia / Foto: divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, destaca a importância da preservação dos recursos naturais e a necessidade de ações sustentáveis. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1974, durante a Conferência de Estocolmo, o evento foi criado para sensibilizar a população global para os problemas ambientais. Em Goiânia, diversas empresas têm se destacado com iniciativas voltadas para a preservação ambiental e conscientização da comunidade.

Desde setembro de 2023, a Localiza Urbanismo implementou o programa Localiza Recicla, destinado à correta destinação dos resíduos gerados pela empresa e seus colaboradores. Com um container específico na sede administrativa, localizada no Jardim Europa, o programa já coletou 1,4 toneladas de resíduos sólidos recicláveis.

Já a MRV, em parceria com a OCA Energia, está oferecendo um curso gratuito para formar instaladores de sistemas fotovoltaicos. As aulas, realizadas no Senai Ítalo Bologna, têm uma carga horária de 40 horas, mesclando teoria e prática. As inscrições, abertas até 18 de junho, exigem que os candidatos tenham ensino fundamental completo e, preferencialmente, conhecimento básico em elétrica ou eletroeletrônica.

A rede de materiais de construção Irmãos Soares está promovendo uma campanha informativa sobre sistemas de reaproveitamento de água da chuva. Incentivam para a captação de água da chuva através do uso de telhas de cerâmica, concreto, metal ou fibrocimento, calhas de PVC ou alumínio, e reservatórios de concreto armado ou fibra de vidro.

O McDonald’s, mesmo não sendo uma empresa goiana, mas por estar na capital também está liderando iniciativas ambientais que transformam resíduos em recursos, promovendo a economia circular. Os resíduos orgânicos são compostados e usados para cultivar hortas que beneficiam os funcionários; o óleo de cozinha é reciclado em produtos de limpeza e biodiesel, reduzindo a poluição; e uniformes desgastados são convertidos em novos aventais. Além disso, a empresa investe em energia renovável, reutiliza água e garante práticas sustentáveis em sua cadeia de suprimentos

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.