Morro da Serrinha em Goiânia ganha 5 mil novas árvores

Novo projeto em Goiás busca restaurar e preservar área degradada

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 08 26 at 11.57.01 e1724685750534
Foto: SGG

A partir de 1º de setembro, o Governo de Goiás começará a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) no Morro da Serrinha, localizado em Goiânia. A Ecovel Ltda, empresa contratada para realizar o trabalho, já fez duas visitas técnicas ao local sob a supervisão da Secretaria-Geral de Governo do Estado (SGG). O contrato com a vencedora do pregão eletrônico é válido até 18 de junho de 2030.

Neste ano, o projeto incluirá várias etapas, como limpeza do terreno, combate a formigas, preparo do solo, alinhamento e espaçamento, coveamento, plantio e adubação. A Ecovel Ltda irá plantar aproximadamente 5 mil mudas de espécies nativas ao longo de 4,3 hectares do terreno e acompanhará a recuperação por três anos. O parque totaliza mais de 11 hectares.

Maria de Fátima Abreu da Silva Oliveira, gerente de Políticas e Programas da Região Metropolitana de Goiânia, destacou a importância do projeto para a recuperação ambiental da área, mencionando que a iniciativa visa restaurar a ecologia e garantir a sustentabilidade do Morro da Serrinha. “Nos próximos cinco anos, o contrato prevê a manutenção e o monitoramento contínuo das atividades”, afirmou.

A Ecovel Ltda ficará responsável pela manutenção da área recuperada, incluindo a reposição e substituição das mudas e a prevenção da morte das espécies plantadas. A empresa também deverá monitorar e comprovar o progresso do projeto com relatórios periódicos, que incluirão fotografias do local e detalhes das atividades realizadas e dos recursos utilizados.

Além disso, a empresa deve adotar medidas anuais para prevenção de incêndios e queimadas e apresentar relatórios dessas atividades ao Ministério Público. Esta ação atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido durante a pandemia. Em 5 de junho deste ano, a Polícia Militar realizou a reintegração de posse do local, removendo ocupantes que realizavam cultos religiosos na área.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.