Motorista de Goiânia decora ônibus e comove mulheres
Nem a jornalista conteve a surpresa após ver a atitude ao vivo
A ação de um motorista de ônibus de Goiânia chamou atenção pelo carinho e cuidado que ele teve para com as passageiras da linha 020, em Goiânia, neste Dia Internacional da Mulher (8). Roberto Rufino, que trabalha há 3 anos como motorista do transporte coletivo, decorou o ônibus em que trabalha com flores e balões vermelhos para homenagear as mulheres.
“Porque vocês mulheres são as guerreiras do nosso planeta e pelo menos poder lembrar de um fator que foi iniciado tempos atrás [o Dia Internacional da Mulher] e lembrar que vocês existem, porque na realidade o profissionalismo não tem olhado muito para isso. A demanda e emprego tem sido menor para as mulheres, então procurei amenizar essa situação demonstrando meu carinho para o Dia das mulheres hoje no meu ônibus.”
Roberto Rufino
Na reportagem exibida nesta manhã pela TV, não apenas as passageiras demonstraram afeição pela ação do profissional, mas também as próprias jornalistas que noticiaram a matéria. Uma delas não se conteve e soltou um “que gracinha! (…) É impossível se conter aqui diante da homenagem dele. Linda, né?” durante a reportagem ao vivo. Já uma passageira do ônibus decorado demonstrou reconhecimento pelo ineditismo da ação e afirmou que foi a primeira vez que ela vê algo do tipo.
Participe da promoção especial do Curta Mais para o Dia das Mulheres!
Esta mesma passageira foi além e sugeriu que deveriam existir ônibus específicos para as mulheres, pois, em suas próprias palavras, “a gente sofre muito dentro do ônibus.” Outra passageira entrevistada, quando perguntada se já sofreu algum assédio, respondeu que atos como estes são muito comuns. “Todo dia a gente tem que ficar espremida, correndo, meio que dando um jeitinho pra poder afastar, mas todo dia a gente sofre esse tipo de abuso, porque o ônibus é superlotado.”
Infelizmente, esta realmente é a realidade de inúmeras mulheres dentro dos ônibus de Goiânia e do Brasil. A ação do motorista Roberto Rufino é uma luz para estas mulheres, que deveriam ter não somente um dia, mas todos os dias com (se não com homenagens) total respeito.
Fotos e fonte: TV Anhanguera/Bom Dia Goiás.
Que a ação de Rufino influencie outros motoristas e usuários dos transportes coletivos, para que casos de assédio e desrespeito sejam denunciados e acabem de uma vez por todas. Inspire-se na criatividade e cuidado do motorista para também fazer a diferença na vida de todas as mulheres, lembrando sempre que hoje é o dia da mulher, mas todos os dias são dias de se respeitar ao próximo.