Os 10 destinos mais acolhedores do Brasil

Aqueles destinos que não dá vontade de voltar pra casa nunca mais

Cris Soares
Por Cris Soares
porto de galinhas
Porto de Galinhas/Foto de capa: reprodução

Sentir-se acolhido é mais do que apenas encontrar um lugar onde se abrigar fisicamente; é descobrir um espaço onde o coração encontra conforto e pertencimento. Essa sensação de chegar em um ambiente diferente e ser recebido de forma calorosa na hospitalidade, com uma energia acolhedora que permeia o local. Quando viajamos, buscamos não apenas explorar novos cenários, mas também encontrar refúgio emocional em destinos que nos recebem de braços abertos. É nessa busca por conexão humana e familiaridade que encontramos verdadeiros tesouros, onde a sensação de acolhimento se torna um catalisador para experiências memoráveis e encontros significativos.

Acolhimento é o sentimento de ser recebido com bondade e compreensão, de ser visto e valorizado como um indivíduo único dentro de uma comunidade. É a sensação reconfortante de ser parte de algo maior do que nós mesmos, de nos sentirmos em casa mesmo longe de nossos lares. Em um mundo onde o ritmo acelerado muitas vezes nos desconecta do humano, encontrar destinos onde essa sensação de calor humano é palpável torna-se essencial para recarregar as energias e nutrir a alma.

Por isso, a maioria dos brasileiros está sempre à espera da oportunidade perfeita para realizar aquela viagem tão sonhada. Seja acompanhado de amigos, família ou até mesmo em uma jornada solitária, viajar traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

E ao pensar na satisfação de quem ama um calor humano, o guia elaborou uma lista com os 10 destinos mais acolhedores do Brasil. Vamos conferir!

Porto de Galinhas (PE)

O primeiro lugar não poderia ser diferente. Porto de Galinhas foi agraciado como o oitavo destino mais hospitaleiro do mundo. Esse balneário é conhecido por suas praias de areias brancas, águas cristalinas e mornas, além dos coqueirais, piscinas naturais e uma culinária excepcional, sem mencionar as excelentes opções de hospedagem.

Foto: reprodução

Penedo (RJ)

Localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, próximo ao Parque Ecológico de Itatiaia e aos pés da Serra da Mantiqueira, Penedo é famosa por suas cachoeiras, chocolates e por ser uma das residências do Papai Noel. Esse distrito é a principal colônia finlandesa no Brasil, com uma arquitetura típica, casinhas coloridas e extremamente acolhedoras.

Foto: reprodução

Monte Verde (MG)

Mais uma vez, o charmoso distrito mineiro de Monte Verde figura entre os destinos mais hospitaleiros do Brasil. Conhecido como "A Suíça brasileira", esse pequeno vilarejo, com mais de 4 mil habitantes, oferece uma variedade de atrativos naturais, como trilhas, parques e cachoeiras, além de uma culinária mineira deliciosa.

Foto: reprodução

Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso natural, desejado por viajantes do Brasil e do mundo inteiro. Praia do Sancho foi eleita a melhor do país. O arquipélago encanta com suas praias de águas cristalinas, uma rica vida marinha, recifes de corais e formações rochosas únicas. É considerado um dos melhores destinos para mergulho, com uma variedade impressionante de espécies marinhas.

Foto: reprodução

Lavras Novas (MG)

Lavras Novas, um dos 13 distritos de Ouro Preto, conquista os visitantes pela sua atmosfera tranquila e seu charme colonial. É o destino ideal para quem busca fugir do agito, relaxar, saborear a deliciosa culinária mineira, apreciar a natureza, visitar prédios históricos e se refrescar em cachoeiras. Uma ótima sugestão é aproveitar os bares no centro da cidade, com música ao vivo e uma cerveja gelada.

Foto: reprodução

Visconde de Mauá (RJ)

Situado a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é um refúgio que oferece opções de ecoturismo e turismo de aventura, além de ser um destino perfeito para casais. Para os aventureiros, há trilhas, cavalgadas, mountain bike e cachoeiras. Para os românticos, o clima ameno é ideal para desfrutar de um vinho ao lado da lareira em restaurantes com uma gastronomia incrível.

Foto: reprodução

Pedra Azul (ES)

Pedra Azul representa o estado do Espírito Santo nesta lista de destinos hospitaleiros do Brasil. É um dos locais mais famosos e procurados do estado, repleto de diferentes espécies de animais e belezas naturais. O Parque Nacional da Pedra Azul é um dos principais pontos turísticos, onde está localizada a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa de tonalidade azulada, considerada patrimônio geológico brasileiro.

Foto: reprodução

Serra do Cipó (MG)

Apelidada por Burle Marx de "O Jardim do Brasil", a Serra do Cipó é um verdadeiro paraíso natural, com rios, cachoeiras, cânions e cavernas que impressionam pela sua beleza. O vilarejo mineiro se destaca pela atmosfera acolhedora, pela proximidade com a natureza e pelas oportunidades de praticar esportes radicais como rapel, ciclismo, alpinismo e trekking.

Foto: reprodução

Pomerode (SC)

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode está localizada no interior de Santa Catarina e oferece aos visitantes uma experiência única com sua arquitetura, gastronomia e tradições germânicas. A cidade é palco da Festa Pomerana, realizada anualmente em janeiro, que celebra a cultura alemã. Na Páscoa, acontece a famosa Osterfest, conhecida por ter a maior árvore de Páscoa e o maior ovo de Páscoa do mundo.

Foto: reprodução

Abraão (RJ)

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a Vila do Abraão está situada em Ilha Grande, o maior distrito do município de Angra dos Reis e a maior ilha do estado do Rio de Janeiro. A natureza exuberante do local, composta por áreas de Mata Atlântica, mangues e restingas, oferece diversas opções de trilhas e cachoeiras, além de praias paradisíacas com areias brancas e águas cristalinas.

Foto: reprodução

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.